Serpro realiza treinamento nacional de software para cegos



O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) vai promover, na próxima terça-feira (27), um treinamento para uso do programa de computador para pessoas cegas ou com visão parcial. A apresentação do programa Liane TTS, dirigido a instituições que atendem os deficientes, será feita na sede do Serpro, em Brasília, às 15h, e transmitida, por videoconferência, para 11 cidades do Pais: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Qualquer interessado pode participar, basta se inscrever por e-mail. A ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e outras autoridades já confirmaram presença no evento em Brasília. A data foi escolhida em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro.

No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 2,46 milhões de pessoas com grande dificuldade permanente de enxergar, mesmo com lentes corretivas, e cerca de 150 mil cegos. Outros 14 milhões têm alguma dificuldade para enxergar, mesmo com óculos. De acordo com o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, apesar dos números, até recentemente não havia uma ferramenta nacional e gratuita que pudesse ajudar esse grupo a interagir melhor com o computador.

 

Tecnologia

O Liane TTS, um sintetizador de voz para leitura de tela, está disponível para download no portal do Serpro e já está sendo usado em centenas de telecentros em todo o País. Desenvolvido em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cujas pesquisas orientaram o Serpro na execução do projeto, o Liane TTS transforma texto em áudio, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão tenham acesso ao conteúdo exibido na tela.

Disponível inicialmente para Linux e Windows, o sintetizador de voz começa a funcionar assim que o usuário com necessidades especiais faz o login na máquina. Além disso, o Liane TTS pode ser customizado: basta baixar a base de fonemas de outros idiomas e inserir no programa. O manual está disponível para download e no CD de instalação.

O Serpro capacitou, em todas as suas regionais, técnicos para que possam fazer a instalação do produto nos ambientes de inclusão digital da empresa. A meta é difundir o aplicativo por meio dos telecentros, parcerias com estados e municípios, universidades, escolas públicas e outras instituições.

Embora o principal público-alvo de sistemas de texto-para-fala como o Liane TTS seja formado por pessoas com deficiência visual, esse tipo de programa é comumente usado por pessoas com dislexia e outras dificuldades de leitura, ou com deficiência severa de fala, bem como por crianças pré-alfabetizadas. Além de ser uma ferramenta de tecnologia assistiva, sintetizadores de voz podem ter ainda aplicações pedagógicas e de entretenimento.

 

Fonte:
Serpro



22/09/2011 10:42


Artigos Relacionados


Serpro promove nesta terça (27) treinamento de programa de computador para cegos

Serpro realiza consulta pública para definir concorrência em software livre

Fundo Nacional do Meio Ambiente realiza treinamento para elaboração de projetos socioambientais

Força Nacional realiza primeiro treinamento

Saúde: Programa Estadual DST-Aids realiza III Treinamento Nacional de Redução de Danos

Escola do Legislativo realiza treinamento para funcionários da AL