Serra lança campanha de vacinação contra gripe



Durante a campanha, que acontecerá até o dia 9 de maio, a população terá à disposição 3.354 postos fixos e 2.830 unidades volantes funcionando das 8h

O governador José Serra lançou, no final da manhã deste sábado, 26, a ampanha de Vacinação Contra a Gripe para o Idoso. A meta da Secretaria Estadual da Saúde é vacinar pelo menos três milhões de pessoas com 60 anos ou mais em todo o Estado neste ano. O número corresponde à meta de 80% dos cerca de 3,7 milhões de idosos em São Paulo.

“A vacina não dói e realmente funciona. Ela tem eficácia de 70%, o que vale a pena, uma vez que ela não tem efeitos secundários”, disse o governador na Unidade Básica de Saúde Santa Terezinha, em São Bernardo do Campo, ao lado do secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata; do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva; e do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Na seqüência o governador foi até o Centro de Referências para Imunobiológicos Especiais, na capital, onde voltou a destacar a importância da campanha e lembrou que a vacina, totalmente produzida pelo Instituto Butantan é muito mais barata aos cofres públicos do que anos atrás, quando era importada de outros países.

Campanha

Durante a campanha, que acontecerá até o dia 9 de maio, a população terá à disposição 3.354 postos fixos e 2.830 unidades volantes funcionando das 8h às 17h. A distribuição e a aplicação das doses envolverão 28 mil profissionais, 2.700 carros e sete barcos em todo o Estado. A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados em cerca de 1.520 asilos e casas de repouso instalados em todo o Estado. “A campanha começa hoje, mas é muito importante ter em mente que aqueles que não puderem ir agora, têm até a semana que vem”, lembrou o governador.

O humorista Ari Toledo e o músico e apresentador Rolando Boldrin estrelam a campanha deste ano com o tema “Seja mais vivo que a gripe”. Os atores cederam suas imagens gratuitamente à Secretaria da Saúde. Cerca de 15 mil cartazes serão espalhados por todo o Estado.

Em 2007, São Paulo teve 81,23% de adesão à campanha, superando a expectativa de 70%.  Apenas 36 municípios não atingiram a meta de vacinação. “A vacina contra a gripe não causa reações adversas graves e com ela se evita diversas complicações causadas pelo vírus da gripe. É de extrema importância que os idosos compareçam aos postos e tomem a vacina”, afirma o secretário da Saúde.

Câncer na boca

Durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe a Secretaria da Saúde oferecerá à população, além da vacina contra o vírus influenza, a vacina dupla adulto (contra tétano e difteria) e a que previne o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites. Além disso, 459 municípios paulistas, incluindo a capital, realizarão exames preventivos contra o câncer de boca. “A população é examinada rápida e eficazmente”, lembrou o governador. A idéia é aproveitar a estrutura organizada para a Campanha de Vacinação Contra Gripe. Por intermédio da Fundação Oncocentro

04/26/2008


Artigos Relacionados


Ministério da Saúde lança campanha anual de vacinação contra a gripe

Saúde lança nesta 3ª feira Campanha Nacional de Vacinação contra gripe de 2012

Lançada campanha de vacinação contra a gripe

Começa campanha de vacinação contra gripe

Campanha de vacinação contra a gripe vai até quinta

Campanha de vacinação contra gripe vai até quarta