Serra participa do “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor”
O prefeito de São José dos Campos, Eduardo José Cury, foi o vencedor, por suas ações de apoio aos pequenos negócios
O governador José Serra participou nesta segunda-feira, 14, no Palácio dos Bandeirantes, da cerimônia de entrega do “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Mário Covas”, cujo objetivo é reconhecer e valorizar os administradores municipais que implementam ações de apoio aos pequenos negócios e de incentivo à cultura empreendedora.
O prefeito vencedor foi Eduardo Pedroso Cury, de São José dos Campos, destacando-se entre os 198 municípios de São Paulo que se inscreveram para a quinta edição do prêmio. O segundo colocado foi João Jorge Fadel, prefeito de Itararé. A terceira colocação coube a Nelson Mancini Nicolau, prefeito de São João da Boa Vista.
O governador José Serra disse em seu pronunciamento que as pequenas e medias empresas respondem por 2/3 dos empregos no Brasil e 20% do nosso PIB. “Dar força a elas significa dar força para o emprego, para a produção e para a renda das famílias. Daí o incentivo que estamos dando aos prefeitos para que eles atuem cada vez mais nessa área, de mãos dadas com o governo do Estado.
O primeiro
O prefeito vencedor, Eduardo Pedroso Cury disse que seu governo tem como foco o apoio ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas, “já que elas são o habitat do empreendedorismo”. Uma de suas ações mais importantes na área foi a criação do Parque Tecnológico, em 2006, em parceria com o Governo do Estado, para promover o contato direto entre empresas, universidades, instituições de pesquisa e o mercado.
Além dos três prefeitos primeiros colocados, houve também premiações setorizadas: o prefeito Itamar Francisco Machado Borges de Santa Fé do Sul foi o vencedor da categoria ”Desburocratização e Desoneração Tributária”.
No setor “Acesso a Crédito”, o vencedor foi Waldemar Sândoli Casadei, prefeito de Lins. Na categoria “Compras Governamentais”, o prêmio foi para Wadis Gomes da Silva, prefeito de Altinópolis.
No setor “Formalização de Empresas”, o vencedor foi Emídio Pereira de Souza, prefeito de Osasco. No setor “Lei Geral Municipal”, o vencedor foi Emanoel Mariano de Carvalho, prefeito de Barretos. Nesta edição houve uma inovação, com a premiação também das subprefeituras da Capital: Diógenes Sandin Martins, subprefeito de Itaim Paulista, foi considerado o melhor da Capital.
Livro
Durante a cerimônia, o Sebrae-SP lançou o livro “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Guia Paulista 2007/2008” que relata em suas 502 páginas, as experiências e ações municipais de sucesso no apoio ao desenvolvimento com base no apoio aos pequenos negócios.
O diretor-superintendente do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella, enfatizou a importância do prêmio para toda a sociedade: “Para os prefeitos é o reconhecimento aos que formulam e praticam ações focadas no empreendedor de menor porte; para o Sebrae é apoiar um melhor ambiente para as médias e pequenas se instalarem, produzirem e prosperarem; e para os empreendedores de pequenos negócios é a garantia de maior competitividade, produtividade e ampliação de mercados”. Âmbito nacional - O prêmio é de âmbito nacional e realizado em etapas estaduais. Os vencedores da etapa estadual recebem cursos para formação de lideranças e troféus. Já os 10 vencedores da etapa nacional também vão ganhar uma viagem para a Espanha e Portugal, para conhecer cidades que têm práticas de sucesso no desenvolvimento econômico e social sustentável.
No Brasil, ao todo, mais de 1.300 prefeitos e prefeitas inscreveram-se, e São Paulo é, pela segunda edição consecutiva, o Estado que apresenta o maior número de inscrições, confirmando que o movimento do empreendedorismo está cada vez mais presente no dia-a-dia dos municípios paulistas.
Selo
As prefeituras e subprefeituras que se colocaram entre as finalistas, receberam o Selo Prêmio Prefeito Empreendedor Edição 2007/2008. São as seguintes:
Altinópolis; Americana; Apiaí; Bariri; Barretos; Batatais; Bebedouro; Bocaina; Botucatu; Cajuru; Capivari; Caraguatatuba; Cerquilho; Colina; Cotia; Cravinhos; Cruzeiro; Embu; Fartura; Guairá; Guarani d'Oeste; Hortolândia; Ibitinga; Ilhabela; Indaiatuba; Itaí; Itapecerica da Serra; Itapetininga; Itararé; Itatiba; Itu; Ituverava; Jaborandi; Jaboticabal; Jacareí; Jales; Jandira; Jardinópolis; Jundiaí; Leme; Lençóis Paulista; Limeira; Lins; Macatuba; Martinópolis; Mauá; Miguelópolis; Mogi das Cruzes; Monte Mor; Novo Horizonte; Olímpia; Osasco; Osvaldo Cruz; Palmital; Paraguaçu Paulista; Paraibuna; Paranapuã; Pilar do Sul; Piracicaba; Pirapora do Bom Jesus; Porto Feliz; Porto Ferreira; Pracinha; Praia Grande; Presidente Epitácio; Presidente Prudente; Rancharia; Ribeirão Pires; Ribeirão Preto; Rio Grande da Serra; Salesópolis; Santa Cruz do Rio Pardo; Santa Fé do Sul; Santana de Parnaíba; Santo Antonio de Posse; Santos; São Bernardo do Campo; São Caetano do Sul; São Carlos; São João Boa Vista; São José dos Campos; São José Rio Preto; São Miguel Arcanjo; São Sebastião da Grama; Serra Negra; Sertãozinho; Sorocaba; São Paulo – Capital; Subprefeitura Itaim Paulista; Subprefeitura Pinheiros; Subprefeitura de São Mateus; Sud Mennucci; Taboão da Serra; Tambaú; Tatuí; Viradouro; Votorantim; Votuporanga.
Takao Miyagui
C.M.
04/14/2008
Artigos Relacionados
Parceria: Cepam e Sebrae lançam publicação Prefeito Empreendedor
Evento: Cepam e Sebrae lançam publicação Prefeito Empreendedor
Parceria: Cepam e Sebrae lançam publicação Prefeito Empreendedor
Estados encerram as inscrições ao Prêmio Prefeito Empreendedor
Romero Jucá registra prêmio do Sebrae para prefeito de Boa Vista
Lúcia Vânia registra prêmio do Sebrae para prefeito de Campos Verdes