Serviço de unidade móvel da Previdência Social já conta com 11 embarcações



O serviço de unidades móveis flutuantes da Previdência Social (PREVBarco) conta, atualmente, com aparato tecnológico que permite às embarcações realizar os mesmos serviços das agências fixas da Previdência Social – o atendimento aos segurados é feito por intermédio de 11 barcos. São quatro PREVBarcos, quatro navios da Marinha do Brasil e três do Pronto Atendimento Itinerante (PAI), estes em convênio com o governo do Amazonas.

O PREVBarco foi implantado em 12 de setembro de 1997, com o nome de Posto Flutuante, quando atendia a região oeste do Pará, conhecida como Baixo Amazonas. Na primeira viagem, em 1998, visitou 36 municípios. O objetivo era facilitar o acesso dos segurados aos serviços da Previdência Social nos municípios onde não havia Agência da Previdência Social (APS).

A dimensão geográfica do Pará foi levada em consideração na concepção do projeto. O Pará é o segundo maior estado da Federação, ocupando uma área territorial com mais de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, distribuídos em seis mesorregiões, 22 microrregiões e 143 municípios, os quais interligam-se por meio de hidrovias, aerovias e rodovias. Segundo o Ministério da Previdência Social, naquela época, o ribeirinho viajava até a agência de Santarém, a única da região oeste, por mais de 48 horas, ocasionando a permanência do beneficiário durante a noite na porta da agência, aguardando o atendimento.

 

Fonte:
Ministério da Previdência Social



30/12/2011 13:13


Artigos Relacionados


Unidade móvel flutuante da Previdência Social completa 14 anos

Serviço: Unidade do Poupatempo Móvel atende esta semana em Ourinhos

Índios de Roraima estão recebendo atendimento de unidade móvel da Previdência, afirma Jucá

População de Iepê (SP) ganha unidade da Previdência Social

Ministro inaugura unidade da Previdência Social na Bahia

Previdência Social abre nova unidade de agência em Nazaré da Mata (PE)