Serviço Florestal Brasileiro apresenta concessões em Mato Grosso
O Serviço Florestal Brasileiro, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, participa, a partir desta quarta-feira, em Sinop, no Mato Grosso, da 7ª edição da Feira Promadeira - 2010, que este ano traz discussões estratégicas para o setor de base florestal da região. O município é um dos três maiores pólos madeireiros do País. O objetivo é divulgar as concessões florestais entre os empresários da região.
No estande do Serviço Florestasl , que funcionará até sábado (28), o público terá informações sobre como concorrer ao edital de concessão para manejo de mais de 500 mil hectares nas florestas nacionais do Amana (PA), do Crepori (PA) e Saracá-Taquera (PA).
As concessões se referem a disponibilização de áreas de floresta para a extração de madeira legal e de forma sustentável pelo setor madeireiro. As empresas são escolhidas por licitação e assinam contratos com duração de até 40 anos.
O público da feira poderá ter acesso ao sistema digital gratuito de identificação de madeira desenvolvido pelos pesquisadores do Laboratório de Produtos Florestais (LPF). O software reúne dados de 160 espécies comercializadas no País e ajuda a descobrir, por exemplo, se a espécie está ameaçada de extinção, pode ser comercializada no Brasil e no exterior e onde pode ser encontrada. As informações são especialmente úteis para órgãos que trabalham com fiscalização.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
Saiba mais sobre florestas no Portal Brasil.
25/08/2010 12:00
Artigos Relacionados
Inmetro e Serviço Florestal Brasileiro vão avaliar concessões de florestas públicas
Serviço Florestal Brasileiro apresenta seu primeiro relatório sobre gestão de florestas públicas
Senado aprova concessões de TV em São Paulo e Mato Grosso do Sul
Serviço de perícia do Mato Grosso será reestruturado
Congresso corrige equívoco que destinara a Mato Grosso do Sul dotações reservadas a Mato Grosso
CAE examina criação de Áreas de Livre Comércio no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul