Serviços ligados ao carnaval sobem acima da inflação, diz pesquisa da FGV



De acordo com pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) os produtos ligados diretamente ao carnaval, como chope e cerveja comprada em supermercado, apresentam a maior inflação no período. Os itens subiram 11,21% e 11,41%, respectivamente, em comparação à festa do ano passado.

“Comprando no supermercado ou no bar, a cerveja já subiu quase o dobro da inflação no período. E é um dos principais artigos de qualquer folião”, afirmou o pesquisador do Ibre, André Braz.

A pesquisa mostra que nos últimos 12 meses compreendidos entre março de 2010 e fevereiro de 2011, a inflação do carnaval atingiu 6,29%, superando a média do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que acumula alta de 6,02%. A pesquisa considerou o período de 12 meses para fugir do efeito sazonal. “É o que o consumidor está pagando mais caro”, disse.

Outros itens que fazem parte do consumo nos dias da festa carnavalesca para um lanche rápido, como refrigerantes fora de casa e sanduíches, também apresentam aumento de preço acima da inflação. Eles subiram 7,06% e 8,12%, respectivamente. Do mesmo modo, o cafezinho subiu em 9,15%.

Serviços como estacionamento e garagem (16,35%) e hotel (10,98%) também mostram crescimento acima da inflação. André Braz disse que “os serviços foram os grandes vilões do carnaval”. O destaque é a alimentação fora de casa.

“Até quem entrou na academia de ginástica para ficar em forma está pagando acima da inflação média. Tudo que ficou acima da inflação média aqui teve aumento real e é percebido no bolso de quem vai efetuar essas despesas no carnaval”, disse o economista da FGV.

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Fonte:
Agência Brasil

 

02/03/2011 19:50


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