Servidor terá novo sistema de senha para operações de crédito consignado



A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento colocou no ar a nova sistemática para operações de consignação com desconto em folha.  A partir deste mês, os contracheques impressos dos servidores públicos ativos, aposentados ou pensionistas, terão a “senha para consignação” disponibilizada na parte inferior do documento. O sistema entrou em operação nesta semana, ainda de forma gradativa. 

A senha para consignação permitirá maior segurança para esse tipo de operação, que só será realizada mediante a permissão do servidor, pela digitação da senha individual no sistema.  Assim o servidor terá efetivo controle sobre os descontos efetuados no contracheque. Além disso, será possível consultar online a margem consignável, ou seja, o valor disponível para operações de consignação. 


Desbloqueio

A mensagem com a senha para consignações impressa a partir do contracheque de setembro/2010 valerá para aquele mês. A cada mês será impressa uma nova senha. Até que o servidor receba seu novo contracheque, a senha anterior ficará mantida no sistema Siapenet.

Para usar a senha fornecida no contracheque impresso é necessário seu desbloqueio. Para tanto, o servidor deve ligar para a Central de Serviços do Serpro, pelo telefone 0800 978 2328, onde será solicitado a fornecer dados pessoais que comprovem sua identificação.

O servidor deverá ter em mãos seu contracheque, pois a senha corresponde a um determinado mês de pagamento. Caso não tenha o contracheque em mãos, a senha individual poderá ser obtida, de outras duas maneiras: solicitação pelo Portal Siapenet, acessando com senha própria o módulo Servidor ou o módulo Pensionista;  ou pela mesma Central de Serviços do Serpro, solicitando geração de nova senha para consignações que será enviada pelo seu e-mail cadastrado no sistema Siape.


Adesão gradativa

A implantação da nova sistemática será feita de forma gradativa, a partir da adesão de cada consignatária na modalidade online no sistema. Para fazer a adesão, as consignatárias deverão observar requisitos de segurança, como adotar conexão através de “link dedicado” (linha privativa de transmissão de dados), ou obter um certificado digital, necessário para as operações pela Internet.


Fonte:
Ministério do Planejamento



07/10/2010 20:25


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