Servidores públicos fazem curso de especialização em Negociação Coletiva
Seiscentos servidores públicos de todo o País participam, nesta quinta-feira (15), do 1o. Encontro Presencial do Curso de Pós-Graduação em Negociação Coletiva. O curso, em nível de especialização, é ministrado à distância em 20 turmas virtuais de 30 alunos, acompanhadas por professores e tutores. Este primeiro encontro visa avaliar presencialmente os conhecimentos adquiridos pelos alunos.
O evento começa às 8h30, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que fica no Setor de Áreas Isoladas Sul, em Brasília. A abertura será feita pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e será transmitida simultaneamente para seis pólos: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Belém e Recife.
O secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, explica que a iniciativa é da Secretaria de Recursos Humanos do ministério (SRH/MP), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O técnico acrescenta que o curso integra a Política de Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, instituída em 2006, e tem como objetivo “constituir massa crítica entre os servidores capazes de atuar nos processos de negociação coletiva no setor público”.
Os alunos têm de cumprir 400 horas/aula, distribuídas em 12 disciplinas e, ao final, defender uma monografia. Ao longo deste processo, iniciado em 2009, são realizadas atividades como fóruns, chats, leitura e produção de textos, além de dois encontros presenciais.
O segundo encontro presencial está previsto para outubro, quando os alunos deverão apresentar, a uma banca, a monografia final.
Fonte:
Ministério do Planejamento
14/04/2010 19:23
Artigos Relacionados
Servidores concluem curso de Especialização em Negociação Coletiva
CAS debate convenção da OIT sobre negociação coletiva para servidores públicos
Servidores e centrais defendem fortalecimento da negociação coletiva
Greve de servidores: centrais querem incluir regra para negociação coletiva em regulamentação
Servidores públicos ambientais fazem manifestação e prometem greve para março
Curso nacional ensina servidores públicos a fazerem compras sustentáveis