Serys lamenta assassinato de professores da UFMT



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) lamentou, nesta quarta-feira (28), em Plenário, o assassinato de três colegas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ocorrido durante a madrugada: a pró-reitora Soraiha Lima Miranda, diretora do campus da universidade em Rondonópolis, o prefeito do campus, Luís Mauro Pires Russo, e o professor do curso de Zootecnia Alessandro Luís Fraga.

- A comunidade de Rondonópolis chora essas mortes; aliás, devemos todos chorar - emocionou-se.

Um homem encapuzado, segundo relato de testemunhas, abordou os três professores quando chegavam de uma viagem e atirou. Serys acredita que pode tratar-se de crime de mando, pois a polícia já descobriu que os professores trabalhavam para dar celeridade ao processo de desapropriação de uma fazenda ligada a organizações criminosas para anexá-la à universidade. Há a suspeita de que o terreno tenha sido adquirido com recursos provenientes do assalto ao Banco Central, no Ceará, ocorrido em agosto de 2005. Segundo Serys, as vítimas foram atingidas quando voltavam de uma viagem a Cuiabá, para protocolar junto ao Ministério Público documento relativo à anexação do terreno à UFMT.

A senadora anunciou já ter entrado em contato com o ministro da Justiça, Tarso Genro, para que todos os esforços sejam empenhados a fim de esclarecer o crime, inclusive com a ajuda da Polícia Federal.

Violência

A senadora Serys também fez referência à sessão especial do Congresso realizada na manhã desta quarta-feira na Câmara, pela passagem do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Ela pediu que todos os senadores continuem se empenhando na luta contra esses crimes, e que dêem visibilidade às estatísticas de atos violentos em seus estados. Desde que a Lei Maria da Penha entrou em vigor, declarou, caíram de 67 para 44 os casos de estupro.



28/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos lamenta assassinato de professores da UFMT

Jayme Campos lamenta assassinato de professores da UFMT

Serys pede providência para elucidar assassinato de professores da UFMT

Iris lamenta assassinato de Tim Lopes

Teotônio lamenta assassinato de empresário alagoano

MAGUITO LAMENTA ASSASSINATO DE PREFEITO GOIANO