Serys reivindica ações para assegurar o desenvolvimento de Mato Grosso



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) reivindicou ações políticas eficientes para assegurar o desenvolvimento harmônico de Mato Grosso. Ela observou nesta segunda-feira (1º) que somente com a correta aplicação de recursos públicos e o esforço de suas lideranças será possível eliminar as desigualdades existentes no estado.

Segundo ela, Mato Grosso não foi beneficiado como deveria pelo suporte financeiro previsto na Lei Complementar 31/77, que cindiu o antigo estado do Mato Grosso nos atuais Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesses últimos 26 anos, de acordo com a senadora, o estado somente aumentou as suas responsabilidades e suas despesas. Para exemplificar, ela apontou que em 1978 havia apenas 38 municípios, enquanto hoje há 139. Sem dinheiro em caixa e sem os recursos previstos na lei complementar, não restou outro caminho a não ser o endividamento externo, de modo que a dívida estadual acumulada já passa dos R$ 6 milhões, observou.

Mato Grosso, na análise de Serys, apresenta uma riqueza potencial sem limites, com terras férteis em abundância, água e bom clima para a agricultura. No entanto, a forte concentração da terra, em virtude da atividade agropecuária extensiva, resultou em sistema fundiário em que as áreas com mais de mil hectares representam apenas 10,2% das propriedades existentes, mas ocupam 82,2% do território do estado, disse.

Essa concentração de terras representa, na opinião da parlamentar, um enorme desafio para qualquer governo que tenha realmente a intenção de construir uma verdadeira democracia baseada no respeito humano, na solidariedade, na justiça econômica e social e no desenvolvimento sustentável.

Ao concluir seu pronunciamento, Serys avaliou que quebrar as práticas do capitalismo selvagem presentes na vida econômica do estado constitui tarefa das mais difíceis para qualquer governo, mas sem providências nessa direção, com a aplicação eficiente de investimentos, todo o século 21 ainda não será suficiente para eliminar as desigualdades estaduais.

Canadá

No mesmo pronunciamento, a senadora fez um relato de recente viagem oficial ao Canadá, onde participou de discussões sobre o sistema bicameral e de reuniões da Câmara de Comércio Exterior daquele país. Serys se disse surpresa com o interesse do Ministério Canadense dos Países Emergentes em estreitar relações comerciais com a China, a Índia e o Brasil.



01/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


BEZERRA REIVINDICA MAIS RECURSOS PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Figueiró reivindica separadora de gás em Mato Grosso do Sul

Serys comemora contratos do PAC para o Mato Grosso

Serys destaca avanços do Luz para Todos em Mato Grosso

Serys e Mão Santa farão palestras para vereadores do Mato Grosso

Serys cobra medidas para agilizar a Justiça em Mato Grosso