Serys Slhessarenko sugere inclusão do nome de Ana Néri no Livro dos Heróis da Pátria



Projeto de lei (PLS 294/2007) de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) inclui o nome de Ana Néri no Livro dos Heróis da Pátria, exposto no Panteão da Pátria Tancredo Neves, em Brasília. Se o projeto for aprovado, Ana Néri será a primeira mulher a figurar na lista de dez personalidades homenageadas com a inclusão de seu nome no livro, em que constam o líder da Inconfidência Mineira, José da Silva Xavier, o Tiradentes; o proclamador da Independência do Brasil, dom Pedro I; Santos Dumont; e Zumbi dos Palmares, entre outros.

Primeira enfermeira brasileira, Ana Justina Ferreira Néri nasceu na vila baiana de Cachoeira do Paraguaçu, em 13 de dezembro de 1814. Com a convocação de seus filhos e irmãos para a Guerra do Paraguai, Ana resolveu servir como voluntária durante os conflitos. No decorrer da guerra, perderia um filho e um sobrinho.

Por quase cinco anos Ana Néri tratou de feridos do Exército Brasileiro em diversas frentes de conflito, passando por Corrientes, Salto, Humaitá, Curupaiti e pela capital paraguaia, Assunção, onde montou uma enfermaria com recursos próprios. Entre várias homenagens, a primeira escola oficial de alto padrão de enfermagem no Brasil, inaugurada em 1923, recebeu o seu nome.

"Diante dessa história de heroísmo e dedicação, espero contar com o apoio dos nobres colegas parlamentares a este projeto de lei" - afirma a senadora em sua justificativa.

O PLS 294/07 tramita na Comissão de Educação, e tem como relatora a senadora Fátima Cleide (PT-RO).

Serys Slhessarenko ainda é autora de outro projeto de lei (PLS 296/2007) que propõe que o Livro dos Heróis da Pátria passe a se chamar Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Este projeto, que também tramita na Comissão de Educação, tem como relatora a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO).



30/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada inclusão do nome do líder da Revolta da Chibata no Livro dos Heróis da Pátria

Aprovada inclusão do nome do líder da Revolta da Chibata no Livro dos Heróis da Pátria

NOME DE DOM PEDRO I É INSCRITO NO LIVRO DOS HERÓIS DA PÁTRIA

Lei inclui nome de Anita Garibaldi no Livro dos Heróis da Pátria

Nome de Getúlio Vargas será inscrito em Livro dos Heróis da Pátria

Nome de Anita Garibaldi será inscrito no Livro dos Heróis da Pátria