Sessão especial celebra o cinquentenário do estado do Acre



Uma sessão especial na próxima segunda-feira (18) marcará a comemoração, no Senado Federal, dos 50 anos da elevação do território do Acre à categoria de estado, ocorrida em 15 de junho de 1962. A homenagem foi proposta pelo representante daquela unidade da federação, senador Jorge Viana (PT).

De acordo com o parlamentar, a autonomia política foi a principal bandeira do povo acreano nas décadas que seguiram a chamada Revolução Acreana, movimento do início do século XX mediante pelo qual o Brasil garantiu o controle do território, disputado com a Bolívia.

“Os acreanos, que haviam conquistado pelas armas o direito de ser brasileiros, ao alcançar a vitória foram transformados em cidadãos de segunda categoria (...). Foram necessários 58 anos de lutas para que o movimento autonomista conquistasse para os acreanos os mesmos direitos de qualquer cidadão brasileiro”, afirma Jorge Viana no requerimento que propõe a sessão.

O Acre tem cerca de 750 mil habitantes e economia baseada na extração da borracha e da castanha, na pecuária e na agricultura.  O estado faz fronteira com o Peru, a Bolívia, e divisa com Amazonas e Rondônia.

A sessão especial está marcada para as 11h, no Plenário do Senado.



15/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sessão especial celebra 50 anos de criação do Acre

Sessão especial celebra o Dia Mundial do Turismo

Sessão especial celebra Campanha da Fraternidade de 2012

Senado celebra Ano da França no Brasil com performance, sessão especial e palestra

Jorge Viana anuncia sessão especial em homenagem ao Acre

Senado homenageia Brasília por seu cinquentenário em 'site' especial