Sessão homenageia os 426 anos da Paraíba




Autor do pedido para a que a hora do expediente da sessão desta segunda-feira (8) comemorasse os 426 anos da Paraíba, o senador Wilson Santiago (PMDB-PB) destacou fatos e personagens da história do estado, cuja história começa com a fundação da vila de Filipeia de Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa - a 3ª cidade mais antiga do país.

O parlamentar citou grandes nomes da literatura, da música e da política, como José Lins do Rego, José Américo de Almeida, Augusto dos Anjos, Assis Chateaubriand, Ariano Suassuna, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Canhoto da Paraíba, Epitácio Pessoa e João Pessoa.

A fala de Wilson Santiago foi precedida por um número musical apresentado pelos repentistas Jamaci Dantas Nóbrega e Oliveira Francisco de Melo, conhecido como Oliveira de Panelas, tratando de locais, pessoas e costumes paraibanos.

Em seguida o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) - que comemora o aniversário no mesmo dia da fundação da cidade, 5 de agosto - destacou a hospitalidade do povo de João Pessoa, capital nordestina em primeiro lugar no índice de retorno de turistas. O parlamentar também relatou fatos da história paraibana, desde que em 1585 a coroa portuguesa assegurou seu domínio sobre o território, quando derrotou as tribos potiguaras, em aliança com os índios tabajaras.

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) elogiou as belezas naturais paraibanas, como a Ponta do Seixas, ponto mais oriental das Américas, e o patrimônio arquitetônico. Vital do Rego também disse que a Paraíba é agraciada com a maior bancada do Senado, pois os senadores João Vicente Claudino (PTB-PI), Epitácio Cafeteira (PTB-MA) e Lindbergh Farias (PT-RJ) também nasceram no estado.

O senador Geovani Borges (PMDB-AP) disse ser admirador do talento do nordestino e de sua capacidade de reinventar-se. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) citou dois paraibanos que influenciaram sua vida, o dramaturgo Ariano Suassuna e o economista Celso Furtado. Cristovam disse que os dois "fizeram a cabeça" de muitos brasileiros de sua geração.

O senador Paulo Paim (PT-RS) agradeceu à Paraíba por ter sido o primeiro estado a lhe conceder o título de cidadão honorário devido a suas atividades no Congresso Nacional. A senadora Ana Amélia (PP-RS) afirmou que a Paraíba e o Rio Grande do Sul têm em comum uma história de luta contra a tirania e a subserviência, lembrando o papel dos paraibanos na defesa do território nacional, durante as invasões francesa e holandesa.



08/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sessão homenageia 87 anos do PCdoB

Sessão homenageia SUS pelos seus 21 anos

Sessão solene homenageia 165 anos da Revolução Farroupilha

SESSÃO PLENÁRIA/Jussara Cony homenageia os 80 anos do PCdoB

Garibaldi homenageia Portugal em sessão pelos 200 anos da chegada da família real ao Brasil

SENADO HOMENAGEIA A PARAÍBA COM EXPOSIÇÃO CULTURAL