SESSÃO PLENÁRIA/ Oposição e governistas analisam prévias do PT



O resultado das prévias que indicaram o prefeito de Porto Alegre como candidato do PT ao governo do Estado nas eleições de outubro foram o tema do debate de hoje na sessão plenária. Para os deputados da oposição que se manifestaram, o resultado representou não só uma derrota do atual governador Olívio Dutra, mas principalmente a derrota do governo pelo próprio PT. Já para os deputados da base governista, a disputa foi democrática e o PT saiu do processo ainda mais forte.

Abrindo o debate, o deputado Érico Ribeiro (PPB) observou que, "após três anos do atual governo, depois da prévia, o PT rejeitou o próprio governo".

Érico Ribeiro disse que "nada como uma eleição depois da outra, pois enquanto a bancada petista vivia afirmando que o Rio Grande do Sul nunca foi tão bem governado, os discursos tombaram com a voz do próprio partido". O deputado pepebista ironizou ainda um argumento dos governistas que alegam ter recebido uma herança maldita nas finanças públicas estaduais,advertindo ao PT para "não tornar mais maldita a herança que será transmitida ao futuro governador Celso Bernardi.

O líder da bancada do PPB, deputado Vilson Covatti, antecipou que a campanha eleitoral servirá para derrubar de uma vez por todas a máscara da demagogia barata que o PT quer transformar em votos.

O deputado Mario Bernd (PPS) também abordou o resultado das prévias do PT, dando sequência ao debate da tarde. Segundo Bernd, ao escolher Tarso, o PT tentou evitar que Olívio fosse derrotado por Antônio Britto,nas próximas eleições, só que, ainda segundo o parlamentar, isso acabou ocorrendo mesmo: Britto derrotou Olívio antes mesmo das eleições. Para embasar sua afirmativa, Bernd citou a derrota de Olívio nas prévias em Gravataí, município onde foi instalada a GM, atraída pelo Estado por Britto, quando governador do Estado.

Na sua análise do atual quadro político-eleitoral do Estado após a vitória de Tarso Genro nas prévias do PT, o deputado Cézar Busatto (PPS)disse que a maioria petista derrotou o próprio governador do Partido dos Trabalhadores.No entender de Busatto, isso ocorreu porque porque o governo não foi capaz de cumprir suas promessas de campanha, arrochando salários dos funcionários públicos, cortando investimentos, provocando no setor da segurança pública, uma situação que leva ao terror e ao medo toda a população gaúcha.


Resposta

O líder da bancada do PT, deputado Dionilso Marcon, rebateu as críticas da oposição às prévias do PT. O parlamentar afirmou que o PT frustrou as expectativas da oposição, que esperava que o partido saísse rachado do processo. “Estamos mais unidos do que nunca para combater o projeto neoliberal e os aliados de FHC”, garantiu Marcon.

Na opinião do petista, as críticas são fruto da incapacidade da oposição de debater abertamente suas divergências e de se unificar em torno de um projeto estratégico, como faz o PT.

O deputado Ivar Pavan (PT), por sua vez,manifestou sua satisfação com o que definiu como preocupação de parlamentares da oposição sobre o resultado das prévias do PT. Para Pavan, as prévias foram uma vitória do partido, que saiu mais forte do processo. Disse que o governo atual produziu tantos resultados e tão produtivos que tinha mais de um candidato a sua própria sucessão.

03/19/2002


Artigos Relacionados


SESSÃO PLENÁRIA/Busatto analisa resultado das prévias do PT

SESSÃO PLENÁRIA/Pavan afirma que PT saiu fortalecido das prévias

SESSÃO PLENÁRIA/Érico Ribeiro comenta prévias do PT ao governo gaúcho

SESSÃO PLENÁRIA/Marcon responde às críticas da oposição

SESSÃO PLENÁRIA/Appio rebate críticas de governista à oposição

SESSÃO PLENÁRIA/Busatto diz que população gaúcha votou na oposição