Sibá comemora uso de biodiesel para produção de energia elétrica
O senador Sibá Machado (PT-AC) comemorou a adesão do Acre ao uso de biodiesel (combustível de origem vegetal) para a produção de energia elétrica. No último dia 7 foi assinado um termo de cooperação técnica e financeira entre o governador Jorge Viana e o presidente da Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás), Luiz Pinguelli Rosa, para instalação de uma usina de energia a ser alimentada por esse combustível ecológico, em substituição ao óleo diesel.
- Fico alegre em saber que o Acre será o primeiro estado da região amazônica a produzir energia limpa - comentou Sibá nesta terça-feira (12).
Se o Piauí já explora 40 mil hectares de mamona para o processamento de biodiesel, o Acre deverá fazê-lo a partir da pupunha, conforme adiantou o parlamentar. Além dos benefícios ao meio ambiente, ele assinalou os reflexos positivos da iniciativa sobre a agricultura familiar, que cultivaria a matéria-prima.
Até o final do mês, Sibá Machado deve apresentar projeto de lei estabelecendo que, nos próximos dois anos, 5% do óleo diesel consumido no país seja substituído pelo biocombustível processado a partir do cultivo de áreas de agricultura familiar. Para impulsionar também a reforma agrária, o senador petista defendeu que a matéria-prima do biodiesel seja definida em escala regional, não se limitando apenas, portanto, à soja e à cana-de-açúcar.
12/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sibá Machado quer ouvir ministra de Minas e Energia sobre biodiesel
MME autoriza três empresas para produção independente de energia elétrica
(Flash) - Alckmin anuncia medidas para incrementar a produção de energia elétrica em São Paulo
Senado aprova com modificações MP que regula subsídios para produção de energia elétrica na Amazônia
Aprovada isenção da Cide para diesel usado na agricultura e na produção de energia elétrica
Itaipu é bicampeã de produção mundial de energia elétrica