Sibá Machado destaca atuação pioneira da UnB



O senador Sibá Machado (PT-AC) afirmou nesta quarta-feira (25), em Plenário, durante a homenagem realizada pelos 45 anos de atividades da Universidade de Brasília (UnB), que a instituição vem atuando como um pólo aglutinador de políticas públicas para o ensino superior.

- É lá [na UnB] onde se iniciam os projetos pioneiros, as idéias inovadoras, e são feitas as experiências sociais de novos paradigmas para o ensino, promotoras de uma nova relação entre universidade e sociedade - disse.

Em seu discurso, Sibá destacou algumas iniciativas pioneiras adotadas pela UnB, a exemplo do primeiro curso noturno (Administração), em 1989, e da instituição do Programa de Avaliação Seriada (PAS), em 1996. O PAS surgiu como alternativa ao vestibular, com provas aplicadas ao término de cada uma das séries do ensino médio.

O senador pelo PT do Acre também ressaltou que a UnB foi a primeira universidade pública federal a instituir o sistema de cotas para negros, a partir do segundo vestibular de 2004. Com a iniciativa, segundo Sibá, a UnB assumiu "um papel na luta por um projeto de combate ao racismo e à exclusão social, rompendo com a lógica segregacionista da academia brasileira".

Sibá também destacou a realização pela UnB, em 2006, de um vestibular exclusivo para jovens indígenas, que contou com 1.176 inscritos que concorreram a dez vagas dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem e Obstetrícia, Medicina e Nutrição. A UnB, segundo o senador, também foi pioneira na avaliação interna dos cursos oferecidos pela instituição, em 1987, oito anos antes do lançamento do Exame Nacional de Cursos pelo Ministério da Educação (MEC).

Inaugurada em 21 de abril de 1962, a UnB já funcionava desde o dia 9 daquele mês nas dependências do Ministério da Saúde, na Esplanada dos Ministérios. A data marcou o começo das aulas para os 413 alunos que haviam prestado o primeiro vestibular.

O antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997), idealizador, fundador e primeiro reitor da UnB, sonhava com uma instituição voltada para as transformações, diferente do modelo tradicional criado na década de 30. No Brasil, foi a primeira a ser dividida em institutos centrais e faculdades.



25/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá Machado elogia atuação do PT nas eleições

Sibá Machado destaca importância da tecnologia de ponta

Sibá destaca atuação do Banco da Amazônia

Sibá Machado defende o fim do vestibular

João Pedro homenageia Sibá Machado

Sibá Machado relaciona potencialidades do biodiesel