Sibá Machado diz que Brasil pode se tornar o líder mundial na produção de biocombustíveis



O senador Sibá Machado (PT-AC) destacou nesta quarta-feira (18) que o Brasil tem todas as condições para se tornar líder mundial na produção de biocombustíveis. A afirmação foi feita em discurso no Plenário, no qual ele comentou a audiência pública realizada conjuntamente pelas comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), realizada nesta tarde. Durante a audiência, o atual ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e o anterior, Roberto Rodrigues, além de representantes de setores interessados, discutiram o uso e a produção do etanol e do biodiesel.

De acordo com Sibá, o Brasil tem o clima mais propício e conta com áreas que podem ser aproveitadas para o plantio da cana, possui recursos hídricos suficientes e mão de obra preparada, além de ser líder na tecnologia da produção de biocombustíveis, o que colocaria o país em situação privilegiada frente aos Estados Unidos e à União Européia no que se refere à produção e à exportação de álcool etanol e de biodiesel.

O senador, entretanto, observou que existem inúmeros problemas referentes à produção de biocombustíveis que precisam ser resolvidos, ressalvando que vê com otimismo as perspectivas de resolução.Ele mencionou a exploração dos trabalhadores e o risco de devastação da floresta amazônica, do cerrado e da caatinga.

Sibá Machado sugeriu a aplicação do modelo das parcerias público-privadas-comunitárias (PPC) para a produção de biocombustíveis. Esse modelo junta, num mesmo empreendimento, o setor público, empresários e cooperativas de trabalhadores e já vem sendo usado no Acre, de acordo com o senador, com sucesso.

O representante do Acre também propôs requerimento de voto de aplauso à governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), que determinou o pagamento de indenização e de pensão vitalícia aos sobreviventes do confronto, ocorrido em 1996 em Eldorado dos Carajás, naquele estado, entre a polícia e trabalhadores rurais sem-terra.



18/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil pode tornar-se líder de bioeconomia, diz diretor da CNI

Brasil pode produzir biocombustíveis sem comprometer produção de alimentos, diz Serys

Brasil pode produzir biocombustíveis sem prejudicar meio ambiente ou produção de alimentos, afirma Serys

Produção de terras-raras pode tornar o Brasil independente em áreas de alta tecnologia

Sibá Machado pode optar pela nomeação de três relatores interinos

Sibá Machado afirma que o Brasil evolui para ser um país rico