Sibá Machado diz que Jamil Haddad é "vítima de ingratidão"
O senador Sibá Machado (PT-AC) afirmou, em comunicação de liderança feita nesta quarta-feira (3), que o ex-ministro da Saúde, Jamil Haddad, tem sido -vítima de ingratidão-. De acordo com o parlamentar, o ex-ministro foi apresentado à opinião pública -como um incompetente que entrou no Instituto Nacional do Câncer (Inca) para criar problemas-.
- Consta da ilibada condição de administrador público de Jamil Haddad: ele foi deputado estadual, deputado federal, senador, ministro da Saúde e, em sua formação profissional, tem diploma de médico. É, então, uma pessoa preparadíssima, à altura para administrar o instituto - afirmou.
O representante do Acre também repudiou as críticas que vêm sendo feitas ao ministro da Saúde, Humberto Costa, acusado de lotear os cargos no ministério. Em sua defesa, citou dois episódios do governo anterior, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso exonerou, sem qualquer embaraço, o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Francisco Graziano, seu amigo pessoal.
Outro fato lembrado por Sibá foi quando, em reunião com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Fernando Henrique rechaçou o pedido de exoneração do então ministro da Reforma Agrária, Raul Jungmann, feito pelos dirigentes do MST. Na ocasião, o então presidente respondeu que, do mesmo modo que não fazia ingerências na escolha dos líderes do MST, não admitia que fossem feitas ingerências em sua equipe de governo.
O parlamentar ainda elogiou a forma de captação de recursos de seu partido. Segundo ele, -o caixa do PT é público desde a fundação do partido, em fevereiro de 1980- e o partido estabelece com seus filiados o compromisso de contribuir financeiramente para a manutenção da agremiação. Ao lembrar ainda que o PT defende o financiamento público das campanhas políticas, ele perguntou como os demais partidos recebem recursos.
Fome Zero
O senador anunciou também que o ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano, estará esta semana no Acre para o lançamento do Programa Fome Zero no estado. Sibá Machado lembrou que, desde o ano 2000, há seis programas de combate à fome no estado, que distribuem bolsas em dinheiro para estudantes, trabalhadores desempregados e famílias com idosos ou portadores de necessidades especiais.
03/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rollemberg presta homenagem a Jamil Haddad
Crivella critica nomeações políticas do governo e elogia Jamil Haddad
Pacientes da região Norte serão atendidos gratuitamente pelo Instituto Jamil Haddad
Antônio Carlos Valadares homenageia Jamil Haddad e lembra trajetória do político carioca
Sibá Machado defende o fim do vestibular
Sibá Machado elogia atuação do PT nas eleições