Sibá Machado é o novo senador do Acre
Tomou posse nesta terça-feira (4) no cargo de senador pelo estado do Acre Sebastião de Oliveira Machado, que adotará o nome de Sibá Machado (PT). Ele assumiu a vaga da senadora Marina Silva (PT-AC), atual ministra do Meio Ambiente. A cerimônia aconteceu no gabinete do presidente do Senado, José Sarney, que deu as boas-vindas ao novo parlamentar e desejou-lhe pleno êxito nos trabalhos da Casa. A solenidade foi acompanhada pelos senadores petistas Tião Viana (AC), Ana Júlia (PA), Serys Slhessaenko (MT) e pelo vice-presidente da Mesa do Senado, Paulo Paim (RS).
Sibá Machado tem 45 anos, é o presidente do Partido dos Trabalhadores do Acre e ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores do estado, tendo sua atuação relacionada à defesa dos trabalhadores rurais e aos movimentos ambientalistas. Esta será, aliás, segundo informou em sua primeira entrevista como senador, uma das missões que adotará no Senado.
- Eu devo continuar o trabalho de Marina Silva, em defesa do desenvolvimento sustentado da Amazônia, que foi também a luta do nosso companheiro Chico Mendes. A outra frente será o apoio incondicional ao governo Lula e ao governo do Acre, pois o novo governo representa a esperança não só do Brasil, mas também da América do Sul - disse ele.
O senador informou que também defenderá a reforma agrária na Amazônia como forma de alcançar-se o desenvolvimento econômico auto-sustentado da região. Disse que deve atentar, ainda, para outras demandas de seu estado, como a questão da divisa com o estado do Amazonas, segundo ele uma antiga reivindicação local.
Questionado sobre discussões internas ao PT e sobre a possibilidade de saída de alguns parlamentares considerados -radicais-, Sibá Machado não negou discordâncias de posições, mas assegurou que as diferenças serão acertadas com diálogo.
04/02/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sibá Machado registra festa no Acre pelos aniversários do PT e da ministra Marina Silva
Sibá Machado defende o fim do vestibular
Sibá Machado elogia atuação do PT nas eleições
João Pedro homenageia Sibá Machado
Sibá Machado relaciona potencialidades do biodiesel
Sibá Machado não acredita em uso político da TV pública