Sibá registra instalação da Universidade da Floresta no Acre
O senador Sibá Machado (PT-AC) registrou em Plenário, nesta terça-feira (9), a visita do Ministro da Educação Fernando Haddad ao estado do Acre, ocasião em que foi inaugurada a Universidade da Floresta, campus avançado da Universidade Federal do Acre. Voltada para o estudo da biodiversidade da floresta, a instituição irá atender 250 jovens com cursos de Engenharia Florestal, Biologia, Enfermagem e Direito.
O senador destacou a realização de intercâmbio de pesquisa com diversos centros universitários do país, a exemplo da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Os investimentos do Ministério da Educação no campus da Universidade da Floresta são na ordem de R$ 7,5 milhões, informou Siba, que se somam a outros R$ 6 milhões,oriundos de emenda da bancada do Acre no Congresso. Na avaliação do senador, isto permitirá que até 2010 50% dos municípios do Acre contem com um campus avançado da universidade.
O ministro aproveitou a visita, informou Sibá, para lançar o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), conhecido como PAC da Educação no estado do Acre. Por meio de um convênio, com 28 diretrizes, as prefeituras municipais e o governo do estado trabalharão em conjunto, tendo com o ponto alto alfabetização de todas as crianças, até a idade máxima de 18 anos, e o acompanhamento individual de cada um dos alunos.
Sibá acrescentou que o estado também trabalha na reformulação do ensino médio voltado à questão rural, com o objetivo de chegar nos próximos cinco anos, a um programa de ensino profissionalizante para o jovem.
09/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sibá registra inauguração da Universidade da Floresta no Acre
Sibá registra continuidade de programa contra o analfabetismo no Acre
Sibá Machado registra festa no Acre pelos aniversários do PT e da ministra Marina Silva
Sibá divulga documento dos Povos da Floresta
Sibá: Padre Paolino pede proteção à floresta Amazônica
Sibá comemora realização do 2º Encontro Nacional dos Povos da Floresta