Sibá relata visitas a instalações da Marinha e a plataforma da Bacia de Campos



O senador Sibá Machado (PT-AC), relatou ao Plenário, nesta quinta-feira (23), visitas que fez, no Rio de Janeiro, a instalações da Marinha do Brasil e à plataforma P-37 da Petrobras, na Bacia de Campos.

O senador argumentou que, com a proximidade do envio pelo governo do Plano Plurianual (PPA) ao Congresso, é interessante que os parlamentares reflitam sobre a necessidade de assegurar recursos que garantam a continuidade do trabalho realizado pelas Forças Armadas. Segundo Sibá, a Marinha informou que seriam necessários R$ 1,2 bilhão para garantir a manutenção dos programas em andamento.

Sibá Machado disse que, nessas visitas, sentiu reavivar em si o sentimento de nacionalismo e patriotismo. O senador esteve a bordo de um submarino da Marinha, cuja construção foi possível com tecnologia adquirida da Alemanha. Para dar uma idéia da importância de um submarino em uma operação de guerra, Sibá relatou o que ouviu dos oficiais da Marinha sobre a Guerra das Malvinas entre Inglaterra e Argentina, em que os ingleses teriam ficado dias planejando uma estratégia de abordagem às ilhas em função da presença de um submarino nas proximidades.

Ao relatar sua visita à Petrobras, Sibá destacou que hoje o Brasil é o melhor do mundo em extração de petróleo em grandes profundidades, atingindo até 900 metros. Ele lembrou que a produção brasileira é de um 1,9 milhão de mil barris diários, dos quais 85% são produzidos na Bacia de Campos. A expectativa, segundo Sibá, é de que a Bacia de Campos produza, dentro de quatro a cinco anos, um 1,8 milhão barris de petróleo/dia.



23/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


ANP apura causas de inclinação de plataforma na Bacia de Campos

Plataforma deixa o estaleiro em Rio Grande e segue rumo à Bacia de Campos

Instalações da plataforma P-33 não são risco para operações, garante Petrobras

Plataforma que sofreu incêndio teve instalações preservadas, diz Petrobras

Flexa Ribeiro relata visitas a municípios do Pará

Marinha instaura inquérito para apurar vazamento na Bacia de Santos