Simon lança livro que registra seus 24 anos de mandato como senador



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) lança nesta quarta-feira (7), às 17h, no Salão Nobre do Senado, o livro Do Regime Militar ao Mensalão - Minhas Lutas pela Dignidade Humana. A publicação é uma coletânea de discursos do parlamentar gaúcho, com apresentação e pesquisa realizadas pelo escritor Lourenço Cazarré e pelo físico Jorge Schelb.

"Pode-se dizer, sem medo de errar, que desde sua chegada ao Senado, em 1979, o senador Pedro Simon participou de todos os fatos mais importantes da vida nacional. Ou seja, esteve entre os líderes da luta contra o regime militar, da mesma forma como esteve na linha de frente na luta contra o mensalão", afirmam os organizadores do livro na introdução.

A obra de 680 páginas contém, entre os discursos selecionados de Simon, o que provocou a demissão do então ministro das Comunicações Luiz Carlos Mendonça de Barros, de acordo com texto divulgado pela assessoria do senador. Na sessão do Senado, de 19 de novembro de 1998, o ministro prestava esclarecimentos sobre o processo de privatização do sistema Telebrás, quando o senador pediu a palavra.

- Eu lhe digo do fundo do coração: eu, se fosse Vossa Excelência, renunciava. Se eu fosse Vossa Excelência, praticava um gesto de grandeza, ajudava o presidente da República - e Vossa Excelência quer ajudar -, que não vai exonerá-lo, e não pode fazê-lo porque daria a entender que tem algo de grave contra Vossa Excelência - disse Simon naquela ocasião ao ministro.

Logo após o episódio, destaca o texto de divulgação do gabinete de Simon, Mendonça de Barros aceitou a sugestão e pediu demissão do cargo que ocupou de abril a novembro de 1998.

Mandato

Em 24 anos de exercício do mandato de senador, Pedro Simon apresentou uma produção legislativa de 2.500 peças, segundo levantamento realizado no fim de junho de 2006 pelo seu gabinete. Desse número, há 42 propostas de emenda à Constituição, 244 projetos de lei, 483 requerimentos de informações, 379 pareceres sobre matérias em tramitação pelas comissões do Senado, quatro projetos de decreto legislativo, 37 projetos de resolução e 198 emendas.

Pedro Simon foi eleito para o primeiro mandato no Senado em 1978. De 1987 a 1990 foi governador do Rio Grande do Sul e, em seguida, voltou a exercer outros dois mandatos sucessivos de senador, sendo novamente reeleito para o Senado em outubro de 2006.

05/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Memória: USP lança livro histórico sobre os seus 70 anos

Magno Malta faz balanço de mandato como senador

Mauro Fecury assume mandato como senador pelo Maranhão

Mauro Fecury já exerce mandato como senador pelo Maranhão

Aos 87 anos, Garibaldi Alves assume mandato de senador

Senador Geraldo Cândido lança livro na Bienal do Rio