Simpósio Brasileiro de bioinformática reúne especialistas no Rio de Janeiro



A cidade de Búzios (RJ) recebe de terça (31) a sexta-feira (3), a 7ª edição do Simpósio Brasileiro de Bioinformática. Estudantes e profissionais das áreas de biologia, informática, bioquímica e biofísica podem participar de minicursos, como método de alinhamento de seqüências, probabilidade e estatística em bioinformática, bioinformática estrutural de proteínas e genômica comparativa.

 

Especialistas como Satoru Miyano, da Universidade de Tokio, que trabalha no Human Genome Center, Steve Bryant, do National Center for Biotechnology Information (NCBI), apontado como o profissional de maior destaque na área nos Estados Unidos, Zhang Yong, diretor do Beijing Genomics Institute, na China, e Peter Stadler, professor de bioinformática da universidade alemã de Leipzig, são os estrangeiros convidados do para o evento. 

 

Entre os brasileiros estão Marta Mattoso, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maria Emília Walter, da Universidade de Brasília (UnB), e Paulo Cavalcanti Gomes Ferreira, da UFRJ e pesquisador do Jardim Botânico, que debaterão sobre sequenciamento de genomas, entre outros temas. 

 

A bioinformática permite simulações computacionais nos estudos de comparação de sequência de genes, construção de árvores evolutivas, montagem de fragmentos de DNA, pesquisas com células-tronco e genoma humano.

 

Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia



24/08/2010 19:29


Artigos Relacionados


Simpósio Brasileiro de Bioinformática reúne especialistas no Rio de Janeiro

Congresso Mundial do Trigo reúne especialistas no Rio de Janeiro

Especialistas da ANA apresentam trabalhos em simpósio

Icesp realiza simpósio para especialistas

Especialistas discutem atendimento a alunos com deficiência durante II Simpósio dos Institutos Federais

Comparativo da participação dos principais produtos de exportação do agronegócio brasileiro no total exportado em janeiro de 2009 e janeiro de 2008