Sistema agiliza a liberação de cargas em portos brasileiros
Criado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para a Secretaria Especial de Portos, o PSP (Porto sem Papel) é um conjunto de sistemas que possibilita o registro de mais de 950 informações, necessárias para a estada de embarcações no país, em um só documento virtual
O terminal paraibano de Cabedelo iniciou, nesta quinta-feira (2), a utilização do PSP, que faz parte da estratégia de informatização dos portos brasileiros. O processo de implantação da ferramenta, iniciado em agosto de 2011, começou pelo Porto de Santos (SP) e, com a adesão de Cabedelo, já são 16 empreendimentos atendidos pelo programa.
O PSP possibilita registrar, em um único documento virtual, os 112 documentos, contendo ao todo 953 informações, que são necessários para viabilizar a estada de navios na costa brasileira. O projeto integra informações destinadas à Autoridade Portuária, Polícia Federal, Receita Federal, Marinha, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Ministério da Agricultura em uma janela única. Também reporta as informações para outros portos. O número de navios cadastrados no sistema já chega a três mil.
Lisley Depieri Paulela, coordenadora de Negócios Portuários da Superintendência de Administração Tributária e Comércio Exterior (Sunac), explica que a implantação do PSP ocorre de forma gradual por portos, seguindo cronograma estabelecido pela Secretaria de Portos (SEP). Para que o programa seja instalado de maneira eficaz é realizado um seminário gerencial e treinamentos presenciais aos funcionários dos órgãos envolvidos no trâmite portuário.
De acordo com o coordenador-geral de Integração de Sistemas de Informação da SEP, José Roberto Bastos Fernandes, nos países em que foi implantado o conceito de documento único, o prazo para liberação de carga chegou a ser de até um dia. No Brasil, ainda são necessários 5,4 dias, em média, para a liberação de uma carga em contêiner. "A expectativa é de reduzirmos para 2,5 dias o tempo de desembaraço das mercadorias nos portos com o PSP”, projeta Bastos. A intenção é que até o primeiro semestre de 2013 todos os portos públicos de responsabilidade da SEP operem com este sistema.
Leia mais:
Visualize mapa com todos os portos e informações sobre as unidades
Movimento de cargas no Porto de Santos cresce 5,7% em cinco meses
Governo pretende reduzir de 17 para dois dias tempo gasto por navios em portos
Fonte:
Serpro
02/08/2012 17:19
Artigos Relacionados
Aeroporto de Brasília vai implementar sistema que agiliza a liberação de cargas para pesquisa científica
Portos e terminais brasileiros têm movimentação maior de cargas gerais no primeiro trimestre
Liberação da pista da esquerda na Anchieta agiliza descida de ônibus para a Baixada Santista
Movimentação de cargas nos portos e terminais cresce 7,7% no 1º trimestre de 2011
Investimento privado em portos para cargas exclusivamente de terceiros poderá ser permitido
Garibaldi destaca liberação de verbas para rodovias e portos em seu estado