Sistema agilizará abertura de novas empresas
Novo Portal do Empreendedor viabilizará a abertura de empresas em até 48h. Brasília e a região administrativa de Taguatinga (DF) são as primeiras a aderir ao novo sistema, mas já existem projetos-pilotos nos estados de Sergipe, Paraná e Minas Gerais
Desde essa quinta-feira (29), empreendedores podem abrir suas empresas em até 48 horas pelo Portal do Empreendedor. A medida vale para as companhias que se encaixam na denominação LTDA e que são de baixo risco, ou seja, não envolvem produtos químicos, gás e fogos de artifício, por exemplo. Na agilidade da abertura, também serão levadas em conta a consulta de viabilidade e também a localização física do negócio.
A partir do registro online é gerado um contrato padrão que será analisado e validado automaticamente em até 48 horas na junta comercial. Brasília e a região administrativa de Taguatinga, no Distrito Federal, são as primeiras a aderir ao novo sistema. Mas já existem projetos-pilotos nos estados de Sergipe, Paraná e Minas Gerais. A meta é que até o fim de 2014 o contrato padrão via internet chegue a todos os municípios brasileiros.
O Portal do Empreendedor também traz novidades para os cerca de 2,5 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI): a alteração do tipo de contrato e encerramento das atividades de suas empresas poderão ser realizados sem a necessidade de comparecimento na junta comercial.
- Simpósio de Políticas Públicas para Comércio e Serviços acontece esta semana em Brasília (DF)
- Nova linha de crédito beneficiará micro e pequenas empresas voltadas ao turismo
- Empreendedor Individual deve manter contribuição previdenciária em dia
30/11/2012 07:19
Artigos Relacionados
Abertura de novas empresas no Brasil cresce 8,8% em 2013
Governo do Estado inaugura Sistema Fácil de abertura de empresas
Secretaria da Fazenda cria sistema eletrônico que facilita abertura de empresas
Secretaria da Fazenda cria sistema eletrônico que facilita abertura de empresas
Secretário da Justiça e Defesa da Cidadania inaugura sistema para agilizar abertura de empresas
Secretário da Justiça e Defesa da Cidadania inaugura sistema para agilizar abertura de empresas