Sistema de rastreamento animal vai garantir qualidade da carne bovina
Método começa com a identificação do animal assim que ele nasce, por meio de um brinco eletrônico
Para garantir a qualidade e a origem da carne que chega à mesa do consumidor, a Embrapa Pecuária Sudeste desenvolveu um sistema de rastreabilidade e identificação animal, o TAG Ativo. O método começa com a identificação do animal assim que ele nasce, por meio do brinco eletrônico fixado na orelha do bezerro. Um sinal de radiofrequência ativa o brinco, que transmite o número do animal para um leitor portátil com memória para armazenar milhares de informações.
O sistema de identificação e rastreabilidade funciona também no transporte dos animais. Ele pode ser lido com o caminhão em movimento, permitindo que o fiscal conheça todos os dados do transporte, como quantidade de animais, identificação de cada um, peso, idade, origem, destino, hora e data de embarque, além de informações do veículo.
O Tag Ativo é uma tecnologia patenteada para identificação e monitoramento do trânsito de animais e foi elaborado em parceria com a empresa AnimallTag. O dispositivo eletrônico substitui os documentos em papel exigidos no transporte de gado, como atestados de vacina. É um método de baixo custo, que automatiza o processo de fiscalização nos postos de controles da sanidade animal, mesmo em regiões afastadas e sem infraestrutura.
Sistema de rastreabilidade e identificação animal foi produzido pela Embrapa Pecuária Sudeste e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Veja também: Brasil desenvolve plataforma eletrônica para rastreamento de gados
Leia mais:
Brasil tem cerca de 200 milhões de cabeças de gado, segundo dados da Agricultura
CNA repassa à Agricultura banco de dados único para rastrear bovinos em todo o País
Brasil tem segundo maior rebanho de bovinos
Fonte:
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
27/07/2012 16:03
Artigos Relacionados
Brasil deverá investir mais para garantir a qualidade do Sistema Único de Saúde
Brasil exporta US$ 6 bilhões em carne bovina
Comissão discute mercado de carne bovina
Rússia libera estabelecimento brasileiro de carne bovina
Rússia libera exportações de carne bovina brasileira
Suplementação mineral reduz colesterol na carne bovina