Sistema para registro de compras entra em operação



Já está disponível o submódulo de Registro de Presença Comercial no Exterior (RPC) do Sistema Integrado do Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variação no Patrimônio.

Desde 1º de janeiro de 2014 deverão ser registradas para fins econômico-comerciais informações sobre operações realizadas por meio de presença comercial no exterior (filial, sucursal ou controlada) relacionada à pessoa jurídica domiciliada no Brasil, relativas à prestação de serviços, à transferência de intangíveis ou à realização de outras operações que produzam variações no patrimônio.

A obrigatoriedade está prevista no inciso II, parágrafo 8º, art. 1º e inciso II, art. 6º da Portaria Conjunta RFB/SCS nº 1908, de 19 de julho de 2012 e no artigo 25 da Lei nº 12.546  de 14 de dezembro de 2011. 

As informações no RPC devem ser registradas com periodicidade anual, em relação ao ano-calendário anterior, até o último dia útil do mês de junho do ano subsequente à realização de operações por meio de presença comercial no exterior relacionada a pessoa jurídica domiciliada no Brasil. 

Mais informações sobre o RPC no Manual do Siscoserv - Módulo Venda, 8ª edição.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comécio Exterior



10/01/2014 11:42


Artigos Relacionados


Entra em vigor sistema de registro de importação e exportação

Sistema de importação e exportação de serviços entra em operação na próxima semana

Economia: EMTU inicia suas compras no sistema de Bolsa Eletrônica de Compras

Economia: EMTU inicia suas compras no sistema de Bolsa Eletrônica de Compras

Sistema usado pelo MEC é visto como modelo para compras governamentais

Governo Covas lança sistema de compras para setor público via Internet