Sisu termina com mais de 2 milhões de inscrições



As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registraram às 23h59 de quinta-feira (20), depois de cinco dias, 2.020.157 de inscrições efetuadas por 1.080.194 candidatos. 

O número de inscritos representa aproximadamente um terço do total de candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010. Dentre os 3,2 milhões de estudantes que se submeteram as provas estão incluídos, além dos que se inscreveram no Sisu, aqueles que o fizeram apenas para conseguir a certificação do ensino médio; os que pretendem vagas no ProUni; os que pretendem bolsas no Fies; os treineiros e, finalmente, aqueles que ao tomar conhecimento das notas de corte, já se consideraram impossibilitados de disputar uma vaga.

O resultado com a lista de aprovados na primeira chamada será divulgado na segunda-feira (24) e estará disponível para consulta no site do Sisu e pela Central de Atendimento do MEC (0800 616161). 

Os candidatos selecionados deverão efetuar a matrícula na instituição de ensino em que foram aprovados nos dias 27, 28 e 31 de janeiro. A documentação necessária para realização da matrícula pode ser consultada no boletim individual de desempenho do estudante, disponível por meio do acesso ao sistema, ou junto à própria instituição.

No dia 4 de fevereiro, caso ainda existam vagas disponíveis, será feita uma segunda chamada. Os estudantes selecionados na primeira chamada em sua primeira opção não serão convocados nas chamadas posteriores — nem mesmo aqueles que não fizeram a matrícula. 

Nesta edição do Sisu, são oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior.


Decisão judicial

O Ministério da Educação (MEC) está analisando como cumprir a decisão do juiz Alberto Nogueira Júnior, da 10ª. Vara Federal do Estado do Rio de Janeiro, que prorrogou as inscrições do Sisu até 26 de janeiro para os estudantes daquele estado.

Segundo o MEC, o sistema Sisu não consegue isolar apenas os estudantes daquele estado. Além do que, em isolando, estaria configurando uma quebra da isonomia, uma vez que o concurso é nacional, envolve estudantes de todos os estados da federação e 83 instituições, entre universidades federais, institutos federais, cefets e universidades estaduais de todo o País.

Quanto à alegação do juiz de que o número de inscritos no sistema, de aproximadamente um terço dos alunos que prestaram o Enem, caracterize inacessibilidade, o MEC esclareceu que dentre os 3,2 milhões de estudantes que se submeteram as provas estão incluídos aqueles que o fizeram apenas para conseguir a certificação do ensino médio; os que pretendem vagas no ProUni; os que pretendem bolsas no Fies; os treineiros e, finalmente, aqueles que ao tomar conhecimento das notas de corte, já se consideraram impossibilitados de disputar uma vaga.

A média histórica de estudantes que prestaram o Enem e se inscrevem no Sisu e no Prouni é de cerca de 30%, índice superado este ano com a inscrição de mais de um milhão de candidatos. O Ministério da Educação e a Advocacia-Geral da União (AGU) estudam uma maneira de dar cumprimento a decisão liminar.

 

Fonte:
Ministério da Educação



24/02/2011 19:29


Artigos Relacionados


Termina nesta sexta-feira (11) o prazo para inscrições no Sisu

Sisu alcança 2,4 milhões de inscrições

Número de inscrições no Sisu já supera os 2,5 milhões

Sisu recebe mais de dois milhões de inscritos

Sisu registra mais de 1,2 milhão de inscrições em apenas 18 horas

Sisu recebe inscrições para mais de 26 mil vagas na próxima semana