SITUAÇÃO DA CITRICULTURA PREOCUPA SENADORES DA CAE



Baseado em informações dos senadores paulistas, o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Ney Suassuna (PMDB-PB), sugeriu ao senador Eduardo Suplicy (PT) que organize um debate entre representantes de citricultores e das indústrias de suco para discutir a situação da comercialização de laranjas no Brasil. Além dos produtores, Suassuna entende que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, também devem estar presentes à audiência, a fim de buscar condições mais favoráveis à venda das laranjas pelos agricultores.
Suplicy comunicou à CAE que tomou conhecimento dos problemas do setor em encontro que reuniu 500 citricultores, responsáveis por metade da produção paulista, em Bebedouro (SP). Segundo ele, o valor da laranja, apesar da desvalorização do Real, não vem acompanhando os preços internacionais, em dólares. Os senadores Romeu Tuma (PFL-SP) e Pedro Piva (PSDB-SP) confirmaram as dificuldades dos produtores. Piva informou que os citricultores recebem apenas R$ 0,70 por caixa com doze dúzias de laranja.
O senador petista sugeriu ainda que Suassuna substitua a Coca-Cola, tradicionalmente servida nas reuniões da CAE, pelo suco de laranja, que "tem alto teor nacional, além de ser bom para a saúde física e a saúde da economia". O presidente da CAE disse esperar uma doação do suco, para que seja servido durante as reuniões. O senador José Fogaça (PMDB-RS) apoiou a sugestão de Suplicy, mas destacou que o chimarrão, de erva-mate, tem alta qualidade.

18/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


SITUAÇÃO NO TIMOR LESTE PREOCUPA SUPLICY

SITUAÇÃO DO SISTEMA PENAL PREOCUPA BENEDITA

Situação dos parques nacionais preocupa Rodrigo Rollemberg

Situação da área indígena da Serrinha preocupa deputados

Tuma se preocupa com situação de corpo diplomático brasileiro em Honduras

Número de subcomissões preocupa senadores