Software inclui musicoterapia na reabilitação de crianças deficientes



Recurso gratuito estimula a atenção, concentração e memorização de cores e sons

Ter acesso a ferramentas adequadas às necessidades especiais é uma grande ajuda na reabilitação de crianças com deficiência física ou cognitiva. Porém, nem sempre essas ferramentas são baratas e acessíveis e a criança acaba não desenvolvendo todo seu potencial de aprendizado. Pensando nisso, a engenheira Ana Grasielle Dionísio Corrêa, pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integrados da Escola Politécnica da USP, criou o GenVirtual, software que permite a utilização da terapia por meio da música para estimular atenção, concentração e memorização de cores e sons, e ajudar no aprendizado motor.

Inspirado no brinquedo Genius, famoso na década de 1980, o software é muito simples de ser utilizado e necessita apenas de um computador com áudio, webcam e impressora para funcionar. Quadrados de papel com os nomes das notas musicais são espalhados sobre uma superfície, como uma mesa ou o chão, dentro do enquadramento da webcam. A criança toca o papel e, em seguida, o computador emite a nota musical correspondente. No monitor de vídeo, cubos coloridos aparecem sobre a imagem real. Por meio dos cubos, dá para seguir sequências musicais pré-determinadas pelo programa e usar a criatividade para se divertir.

O GenVirtual pode ser utilizado em casa com base em orientações prévias do musicoterapeuta. Com este programa, o terapeuta pode adaptar a disposição dos marcadores de acordo com as limitações físicas da criança. Não existe uma ordem específica para os cartões e eles podem ser impressos no tamanho mais adequado para o usuário.

Para baixar o programa, acesse o Arns destaca importância da equitação na reabilitação de deficientes

Alcântara destaca a importância do esporte para reabilitação de deficientes

Tião Viana quer reforçar reabilitação de trabalhadores incapacitados e deficientes

Novo laboratório da Rede Lucy Montoro dispõe de 13 equipamentos de ponta para reabilitação de deficientes

Hospital de Reabilitação da USP Bauru oferece atividades para crianças em outubro

Idosos, crianças e deficientes podem ter preferência em atendimento do SUS