Solução da crise aérea é mudar horários de vôos e construir mais aeroportos em São Paulo, diz coronel da Aeronáutica



Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo, nesta segunda-feira (28), o coronel aviador Eduardo dos Santos Raulino, comandante do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta) 1,apontou, como medidas mais importantes para solucionar a crise aérea no país, o remanejamento de vôos em horários de pico por parte das companhias aéreas e a construção de pelo menos mais um aeroporto na cidade de São Paulo.

- Há necessidade de utilizarmos mais aeroportos em São Paulo. Além disso, o número de vôos nos horários de pico teria que ser diluído durante o dia. Hoje as aeronaves, logicamente muito bem empregadas, estão com tempo de solo muito reduzido. Caso ocorra um pequeno atraso, a aeronave vai entrar no horário de vôo de outra - disse.

Discordando de afirmações de líderes dos controladores de vôo, o coronel Eduardo Raulino não considerou excessiva a carga de trabalho da categoria.Ele atribuiu a grande evasão no setor a existência de escalas de trabalho que permitem aos controladores fazer cursos paralelos e obterem empregos mais bem remunerados.

Com relação ao fato de alguns controladores de vôo terem defendido a desmilitarização da carreira, o oficial aviador observou que a maior parte da categoria é favorável à continuidade do controle militar.

Sistema obsoleto

Durante a primeira parte da audiência, quatro sargentos especialistas em controle de vôo criticaram suascondições de trabalho. Segundo ele, os operadores, além de, em horários de pico, monitorarem um número excessivo de aeronaves, precisam sempre atuar de maneiracomplementaraosistema de controle, presumindo que este os possa induzir a erros.

- Sempre trabalhei me precavendo, porque não confiava no sistema. É um sistema falho, ele pisca, ele apaga, ele multiplica. Uma aeronave que num momento está voando num setor aparece em seguida em outro setor- reclamou o sargento Lucivando de Tibúrcio de Alencar.



28/05/2007

Agência Senado


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