SP apresenta metas para o desenvolvimento sustentável do Estado



Ações, que serão executadas até 2020, refletem o compromisso do Estado com o meio ambiente

00:00 / 00:00

O governador Geraldo Alckmin apresentou nesta terça, 19, durante a Cúpula Mundial de Estados e Regiões da Rio+ 20 - evento com a participação de 20 governos regionais para discutir desenvolvimento sustentável -, o documento "Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável do Estado", com metas a serem cumpridas até 2020. "Nesse esforço sub-regional, o primeiro compromisso de todos nós é combater a miséria. O outro é com saneamento básico. Chegaremos a 2014 com o interior de São Paulo com 300% - 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado", disse Alckmin. O governador também citou que a meta vale para o litoral até o ano de 2016 e para as regiões metropolitanas até 2020.

LEIA MAIS:
Fórum Paralelo discute deficiência e sustentabilidade na Rio+20
Governador assina decreto para criar parque ecológico em SP
Alckmin assina com BNDES empréstimo de R$ 1,47 bi para mobilidade urbana 
Geraldo Alckmin oficializa Mosaico de Paranapiacaba

Além das metas de erradicar a extrema pobreza até 2014 - para pessoas com renda familiar per capita de até R$ 70 por mês - e de universalização do saneamento, outras propostas são: aumentar a participação de 55% para 69% de energias renováveis no consumo final de energia do Estado (hidráulica, biomassa, biogás, biodiesel, etanol, solar, eólica e resíduos sólidos); atingir 20% do território paulista com cobertura vegetal; e reduzir 20% da emissão de dióxido de carbono, tendo por base o ano de 2005.

A preservação da Mata Atlântica também é prioridade. "Em São Paulo, tínhamos 5.600 famílias em Cubatão em área de risco e vamos transferir todas. Temos até financiamento do BID num grande esforço de recuperação da Mata Atlântica, dando moradia segura e digna a essas famílias", disse, referindo-se ao programa estadual "Recuperação Socioambiental da Serra do Mar", o maior projeto de reassentamento habitacional por questões ambientais do mundo, de acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

O documento destaca também os importantes avanços obtidos pelo governo do Estado desde a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 (Rio-92). Na ocasião, Alckmin saudou, dentre outras personalidades, o primeiro ministro de Quebec, Jean Charet, cuja comitiva esteve em abril no Palácio dos Bandeirantes para assinar diversos acordos de cooperação, inclusive nas áreas de meio ambiente e tecnologias limpas. 

Do Portal do Governo do Estado



06/19/2012


Artigos Relacionados


Brasil vai propor 'Metas do Milênio' para desenvolvimento sustentável

Rollemberg quer definição de metas de desenvolvimento sustentável

Governo apresenta ao BID proposta de criar objetivos do desenvolvimento sustentável

Senadores do Amazonas debatem desenvolvimento sustentável no programa 'Assunto de Estado'

Congresso Sustentável 2011 vai elaborar metas brasileiras para a sustentabilidade em 40 anos

Pesquisa apresenta novo retrato do desenvolvimento do Estado