SP ganha prêmio em projeto para tratamento de pacientes com HIV
Projeto criado pelo CRT/Aids oferece assistência domiciliar à pacientes
O Centro de Referência e Treinamento DST/Aids (CRT/Aids) recebeu, no último dia 23 de outubro, o Prêmio Nacional de Adesão, concedido pelo Programa Nacional DST/Aids, do Ministério da Saúde.
O projeto vencedor, batizado de Assistência Domiciliar Terapêutica, visa atender pacientes com dificuldades para se adequar ao tratamento com medicamentos. O CRT/Aids oferece assistência domiciliar terapêutica desde 1996.
Toda assistência clínico-terapêutica e psicossocial é realizada no próprio domicílio por uma equipe formada por profissionais da área de enfermagem, medicina, psicologia, serviço social, nutrição e fisioterapia.
Por ser uma doença de caráter crônico, a adesão caracteriza-se atualmente como um dos mais sérios problemas no contexto da infecção pelo HIV/Aids e exige dos pacientes adaptação rápida a um diagnóstico que afeta totalmente seu projeto de vida com mudanças profundas e simultâneas.
“O domicílio é um lugar privilegiado. A equipe de saúde tem um contato direto com a família e com o contexto sócio-cultural e afetivo do paciente” explica a coordenadora do serviço, Tânia Regina de Souza.
Um dos trabalhos mais importantes feito pela equipe é a entrega da medicação na residência do paciente e a orientação sobre o uso e manejo correto. Para pacientes ou cuidadores analfabetos são utilizados desenhos como sol e lua (dia e noite) e prato de comida (horário das refeições). Se identificadas sobras de remédio, são investigadas as razões.
Secretaria Estadual da Saúde
(S.M.)
10/26/2007
Artigos Relacionados
Icesp dá dicas para as férias de pacientes em tratamento oncológico
Icesp dá dicas para as férias de pacientes em tratamento oncológico
Icesp dá dicas para as férias de pacientes em tratamento oncológico
Lei que fixa prazo para início do tratamento de pacientes com câncer é sancionada
Aprenda receitas gostosas e saudáveis para pacientes em tratamento do câncer
Veja receitas gostosas e saudáveis para pacientes em tratamento do câncer