SP inicia campanha de prevenção ao câncer bucal em idosos



Campanha terá início no sábado (26), junto com a vacinação contra gripe

A Secretaria de Estado da Saúde acaba de fechar parceria com 459 cidades paulistas, incluindo a capital, para realizar uma megaprevenção contra câncer de boca em idosos. A idéia é aproveitar a estrutura organizada para a Campanha de Vacinação Contra Gripe, que tem início no sábado (26), para prevenir a doença em pessoas com 60 anos ou mais.

Por intermédio da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), a Secretaria convidou todos os 645 municípios do Estado para participar da ação.

Até 9 de maio, quando a campanha de vacinação será encerrada, postos de saúde das 459 cidades já credenciadas terão um especialista em saúde bucal para atender os idosos nos locais predefinidos pelas prefeituras.

Além do atendimento médico, a população terá à disposição material informativo. Cerca de 250 mil folders de orientação à população serão afixados nos postos de saúde participantes.

À Fosp ainda caberá acompanhar o encaminhamento dos pacientes que necessitarem de atendimento especializado, já que se houver a detecção de câncer a pessoa será enviada a um serviço de referência. Nos últimos três anos a campanha de prevenção ao câncer bucal examinou cerca de 1 milhão de idosos e realizou 4.567 biopsias que confirmaram o diagnóstico de câncer em 179 idosos.

“A prevenção é fundamental para prevenir o câncer bucal. O medo de ir ao dentista aliado à falta de informação dificulta o diagnóstico precoce da doença. Em idosos a situação se agrava porque muitos acham que por usarem dentaduras não precisam fazer a prevenção. O diagnóstico tardio da doença ocasiona seqüelas severas e aumenta em muito a taxa de mortalidade por câncer de boca”, afirma Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde.

A prioridade do projeto é identificar possíveis casos de câncer de boca ainda nos postos de saúde. Para isso, os profissionais terão foco na análise dos chamados tecidos moles.

É importante ressaltar que o idoso poderá passar pelo profissional de saúde bucal, sem obrigação alguma. Ele primeiro tomará a vacina e depois receberá esclarecimento sobre a campanha de prevenção.

Da Secretaria da Saúde

(L.F.)



04/21/2008


Artigos Relacionados


Idosos têm campanha contra o câncer bucal

Campanha previne contra câncer bucal em idosos

Saúde: Unesp realiza campanha de prevenção do câncer bucal

USP faz prevenção de câncer bucal na faculdade de Ribeirão Preto

Mais de 200 pessoas fizeram exames de prevenção ao câncer bucal

Saúde: Jornada Odontológica orienta crianças e oferece exame preventivo de câncer bucal para idosos