SP inicia recuperação de estradas em 197 cidades



Projeto Pró-Vicinais foi criado pelo governo José Serra para recuperar a malha viária e permitir o escoamento da produção das cidades paulistas.

00:00 / 00:00

Atualizada às 20h48

São Paulo inicia nesta semana, simultaneamente em 197 cidades, as obras de recuperação de 2,1 mil quilômetros de estradas vicinais, num investimento de R$ 348,9 milhões. Os recursos integram a primeira fase do programa Pró-Vicinais, projeto criado pelo governo José Serra para recuperar a malha viária e permitir o escoamento da produção das cidades paulistas. A previsão é concluir todas as obras desta etapa até o final de 2008.

Para dar a largada nas obras, o governador José Serra esteve em Valinhos e Sorocaba, na tarde desta sexta-feira, 18. “Trata-se de um investimento necessário para fortalecer a produção, o emprego, garantir o desenvolvimento do interior paulista e também facilitar a circulação de pessoas com mais segurança”, observou o governador Serra, após autorizar o início das obras na vicinal que liga as cidades de Valinhos e Itatiba.

Serra lembrou que a recuperação da vicinal entre as duas cidades é um exemplo claro de como a economia da região será beneficiada. Isso porque, com pouco mais de 14 quilômetros, a via é rota obrigatória para caminhões que transportam caqui e figo, principais vetores da economia de Itatiba e Valinhos, respectivamente. “Estamos vendo na prática como esse programa irá beneficiar os produtores”, reforçou o governador.

Em Sorocaba, ao dar início às obras de recuperação da estrada Sorocaba-Iperó, José Serra lembrou que a região está sendo muito bem contemplada pelo programa Pró-Vicinais. “Para vocês terem uma idéia, é a segunda região do estado em quilometragem", observou Serra, referindo-se aos quase 500 quilômetros de estradas que devem ser revitalizadas até o final deste ano na região de Sorocaba.

Segunda fase

Em até 30 dias, o processo de licitação da segunda fase do  Pró-Vicinais será concluído, agregando mais 2,4 mil quilômetros de vias em recuperação. Desta forma, o Estado de São Paulo terá, neste primeiro semestre, um total de 4,5 mil quilômetros de estradas vicinais em obras ao mesmo tempo, pouco mais de um terço do total de 12 mil quilômetros existentes no Estado, ou 10 vezes a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro.

“As vicinais tem um papel de artérias que alimentam o organismo econômico e social do Estado de São Paulo. Elas são fundamentais e estão entre as nossas prioridades”, afirma o governador Serra. As obras vão beneficiar 20,2 milhões de habitantes nas duas etapas.

Deságio

O processo de seleção das empresas que vão realizar as obras trouxe uma economia de R$ 111,6 milhões para os cofres estaduais. A concorrência entre os mais de 100 participantes das licitações levou a um deságio médio de 24,5% em relação ao valor orçado inicialmente. Há casos em que o percentual de queda ultrapassou os 35%, como em um dos lotes na região de Rio Preto. As obras de 4 estradas, que vão atender 6 municípios, orçadas em R$ 9,2 milhões, tiveram seus contratos fechados por R$ 5,9 milhões.

A diminuição no preço apareceu também na via que liga as cidades de Jaborandi, Terra Roxa, Viradouro e Pitangueiras, na região de Barretos. Maior trecho do Pró-Vicinais, com 55,5  quilômetros, a rodovia será totalmente revitalizada com pouco mais de R$ 8,8 milhões, valor 15,7% menor que o previsto.

Segundo o coordenador do Pró-Vicinais, o engenheiro Evandro Luiz Losacco, da Secretaria dos Transportes, as estradas que integram o programa são aquelas que apresentam maior tráfego no escoamento da produção, ou que requerem uma imediata intervenção. Um dos exemplos é o da SP-310, única saída da cidade de Poloni. Nesse caso, o governo paulista programou investir cerca de R$ 2 milhões nos dez quilômetros de extensão da via, principal caminho para o escoamento da produção de cana de açúcar e da indústria especializada na extração mineral.

O programa foi lançado em junho de 2007, menos de seis meses após o início da administração. Segundo Lossaco, o tempo reduzido foi possível graças ao convênio firmado com o banco Nossa Caixa, que repassou aos cofres públicos R$ 2,084 bilhões em troca do direito de efetuar, com exclusividade, o pagamento dos servidores públicos estaduais. Dos R$ 348,9 milhões investidos na primeira fase do Pró-Vicinais, R$ 300 milhões (86%) tiveram origem no contrato.

Confira abaixo os valores das obras contratadas:

DR

Valor orçado

Valor contratado

Deságio

Km

DR. 1 (Campinas)

25.061.701,39

18.383.020,26

26,6%

132,9

DR. 2 (Itapetininga)

65.075.883,00

51.213.031,66

21,3%

212,8

DR. 3 (Bauru)

24.520.516,74

18.732.234,14

23,6%

167,2

DR. 4 (Araraquara)

30.461.126,25

23.642.153,36

22,4%

156,4

DR. 6 (Taubaté)

19.038.650,03

14.198.125,16

25,4%

71,8

DR. 7 (Assis)

36.535.305,46

29.199.534,14

20,1%

219

DR. 8 (Ribeirão Preto)

34.419.772,40

26.252.573,22

23,7%

155,2

DR. 9 (S.José do Rio Preto)

68.910.394,24

48.503.191,23

29,6%

289,1

DR. 10 (São Paulo)

33.502.650,91

24.126.466,36

28,0%

77,6

DR. 11 (Araçatuba)

35.170.258,59

25.736.092,21

26,8%

218,2

DR. 12 (P.Prudente)

32.241.893,44

26.887.556,12

16,6%

147,3

DR. 13 (Rio Claro)

32.421.735,14

23.702.238,57

26,9%

150

DR. 14 (Barretos)

22.634.923,20

18.308.662,44

19,1%

119,9

459.994.810,79

348.884.878,87

24,2%

2117,4

 

Cleber Mata

 



01/18/2008


Artigos Relacionados


Recuperação de estradas beneficia assentados em SC

Recuperação de estradas em Jaíba (MG) beneficia agricultores

Francelino cobra recuperação de estradas em Minas

Alberto Silva pede recuperação das estradas

Mão Santa cobra recuperação das estradas federais

Recuperação de estradas mineiras pode chegar a R$ 100 milhões