SP lança campanha para incentivar doação de sangue nas empresas



Proposta é levar postos volantes da Pró-Sangue para coleta nos locais de trabalho

00:00 / 00:00

(Atualizado às 20h07)

O Governo do Estado, por meio do Fundo Social de Solidariedade e das secretarias da Saúde e da Casa Civil, lançaram nesta quarta-feira, 1º, no Palácio dos Bandeirantes, uma campanha para incentivar a doação de sangue em empresas e instituições. Em apenas três horas, 90 funcionários se candidataram para doação. Deste total, 65 bolsas foram coletadas.

"Nós convidamos os empresários a levarem a conscientização dos funcionários a doarem sangue nas empresas. Temos que estimular e ampliar a rede de doadores, de voluntários. Esclarecer os mitos e as dúvidas e a respeito da doação e transformar essa ação num hábito rotineiro. Doar sangue é um gesto de solidariedade, de amor.", afirmou Lu Alckmin, madrinha da campanha de doação de sangue da Pró-Sangue e uma das idealizadoras da ação.

A proposta da ação é sensibilizar os empresários para que acionem o serviço de coleta externa da Pró-Sangue, órgão da Secretaria da Saúde responsável pelo abastecimento de 128 hospitais da capital e Grande São Paulo. A coleta externa é disponibilizada por meio de agendamento prévio. Para receber o programa na instituição é imprescindível reunir grupos a partir de 100 pessoas, além de dispor de instalação adequada, provida de área bem ventilada e iluminada, de no mínimo 80 m², com bebedouro e banheiros próximos. O local também deve ter mobiliário mínimo que inclua mesas, cadeiras e lixeiras disponíveis.

Atendendo aos pré-requisitos, os interessados devem fazer o agendamento com pelo menos dois meses de antecedência, para que o local seja vistoriado e aprovado por profissionais técnicos. Na data da coleta externa, a Pró-Sangue providencia a logística necessária para efetuar a coleta, disponibilizando van, uma equipe composta de médicos, enfermeiros, biologistas e auxiliares das áreas técnica e administrativa, além de lanche, cadeiras para doação e outros equipamentos.

O serviço de coleta externa da Pró-Sangue funciona às terças e quintas-feiras e os interessados devem entrar em contato com a Divisão de Medicina Transfusional da Pró-Sangue, para orientações técnicas sobre a infraestrutura e condições necessárias para a realização da coleta. Mais informações pelo telefone (11) 3061-5544 (ramais 376 e 215), de segunda a sexta, das 7h às 13h ou por e-mail: [email protected].

"A coleta foi um sucesso absoluto. Cada bolsa dessa irá salvar até quatro vidas. Se tivéssemos iniciativas como essa, jamais ficaríamos sem sangue em São Paulo. Principalmente no final e início de ano, que é um período muito crítico. Por isso, contamos com a ajuda das empresas e da população em geral para abastecermos nossos estoques", destacou Alfredo Mendrone Junior, médico, Diretor Técnico Científico da Fundação Pró-Sangue.

A impressão do empresariado

"Achei fantástico o que vi. Não só faremos dentro da Vult, mas também divulgaremos na região para estimular as empresas vizinhas e assim mobilizar um número maior de pessoas para contribuir. Já conversamos com os funcionários que ficaram entusiasmados com a ideia", contou Murilo Reggiani, da Vult Cosmética.

Para Suzane Sanvozo, da Associação Paulista de Supermercados (APAS), a ideia é divulgar e desenvolver uma campanha assim. "Vamos estimular a doação de sangue e contribuir para que muitas vidas sejam salvas".

"A ação é super positiva. Estamos presentes em mais de 30 shoppings. A nossa intenção é estender o posto de coleta móvel para esses pontos de venda e abranger um número maior de pessoas", ressaltou Nelson Siena, representando a empresa Mister Sheik.

Requisitos para ser um doador

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Do Fussesp e da Secretaria da Saúde



02/01/2012


Artigos Relacionados


Poupatempo São Carlos faz campanha para incentivar doação de sangue

Saúde inicia campanha para incentivar doação de sangue

Saúde lança campanha para doação de sangue

USP Ribeirão Preto lança campanha para doação de sangue antes do carnaval

Dersa lança campanha de doação de sangue

Poupatempo São Carlos faz ação para incentivar doação de sangue