SP pode ajudar no desenvolvimento do Porto de Santos
O governador José Serra explicou de que maneira no Santos Export 2008, nesta segunda-feira, 11, no Guarujá
O Porto de Santos, o maior do país, precisa urgentemente de medidas para expandir seu desenvolvimento e o Governo do Estado está disposto a ajudar, observou o governador José Serra durante palestra no "Santos Export 2008 – Fórum Nacional para a Expansão do Porto de Santos" na tarde desta segunda-feira, 11, na Praia de Pernambuco em Guarujá, na Baixada Santista. “Queremos que o porto se desenvolva, isso é bom para Santos e é bom para São Paulo”, declarou Serra. O seminário contou com a presença de diversas autoridades, como os secretários estaduais Mauro Arce (Transportes) e Bruno Caetano (Comunicação), e especialistas do setor portuário brasileiro. Na pauta, a resolução de diferentes entraves para dar continuidade ao plano de expansão do porto.
O Porto de Santos movimenta mais de 80 milhões de toneladas de carga por ano, marca superior à soma da movimentação de cargas dos outro quatro maiores portos brasileiros (Paranaguá, Vitória, Rio Grande e Rio de Janeiro). Registrando taxa de crescimento de 10% nos últimos anos, em 2007 a participação do porto na balança comercial brasileira foi de 27%.
Para dar mais fluidez à circulação dentro do porto, o governador defendeu a criação de novos espaços para estacionamento de caminhões e uma política própria para sua circulação. “Hoje as vias são utilizadas como estacionamento de caminhões, esse é um estrangulamento tremendo”, observou.
Num encontro com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, realizado há duas semanas, o governador frisou o interesse do Estado na construção do trecho sul do ferroanel, o que foi acatado pelo governo federal. Agora representantes paulistas devem voltar à Brasília para dar seqüência às tratativas para o início das obras. “O ferroanel mexe com uma concessão federal, e então o poder do Estado é menor”, explicou Serra. Devem ser investidos entre R$ 600 milhões e R$ 700 milhões.
O governador discutiu uma nova saída para as dívidas da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), a autoridade portuária do Porto de Santos. Hoje a Codesp usa os excedentes para pagar suas dívidas. E busca recursos do governo federal para fazer seus investimentos. “O que era melhor? O governo federal pagar a dívida. E a Codesp usar seu excedente para investir. Esse sistema de gestão é muito melhor. Não sei porque não se faz assim, eu teria feito”, comentou.
Serra defendeu a construção de um túnel ligando as duas margens do porto para o tráfego de caminhões, a ser implantado pela iniciativa privada ou pelo governo federal. Serra também disse que um estacionamento dentro do porto é essencial. “Bem que isso poderia estar a caminho mais rápido”, enfatizou.
O governador afirmou que não vai mais pleitear junto ao governo federal a estadaualização do porto. “Não porque o governo federal tomou a decisão de tocar ele mesmo e vamos cooperar para que o porto dê certo. Eu acho que com a estadualização daria mais certo, mas não vamos ficar brigando nem discutindo e vamos cooperar”.
Pendências
Em fevereiro deste ano a dragagem do canal foi renovada e o volume a ser retirado passou de 400 mil para 700 mil metros cúbicos. “Trata-se de um grande avanço”, ressaltou Serra. Para tanto foram estabelecidas duas condições: que a Codesp apresentasse um levantamento baquimétrico onde seriam dispostos os sedimentos recolhidos e também apresentasse em 60 dias um novo plano de dragagem. “Mas até agora essas condições não foram atendidas”, ressaltou Serra.
Na quinta-feira da semana passada, a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) voltou a solicitar as providências à Codesp. “Se este seminário servir pelo menos para que a empresa cumpra esse acordo, já seria um avanço extraordinário”, observou.
Obras
O governador anunciou que a construção de outro túnel, este entre Santos e Guarujá, a substituir as balsas usadas atualmente, deverá começar em 2009. “Esperamos fazer a licitação no ano que vem. O transporte coletivo é essencial para a vida das pessoas”, ressaltou. “Não é caro e compensa fazê-lo se você levar em conta os problemas com a balsa”, completou.
No ano passado o governador anunciou a construção de um viaduto no quilômetro 262 da rodovia Piaçaguera-Guarujá – a marginal leste já concluída e liberada ao tráfego de veículos. Para concluir a melhoria, intervenções na malha viária municipal devem ser providenciadas. Para finalizar, Serra anunciou a construção de ETEC (Escola Técnica), mantida pelo Centro Paula Souza, em Santos, citou o andamento das obras do trecho Sul do Rodoanel, do Programa Onda Limpa (maior programa de saneamento básico do em andamento no Brasil) e disse que a nova travessia do quilômetro 285 da rodovia 055 em São Vicente já está 60% concluída.
Manoel Schlindwein
(I.P.)
08/11/2008
Artigos Relacionados
Porto de Santos pode triplicar capacidade de movimentação de carga
Porto de Santos tem movimentação recorde em janeiro
Porto Sem Papel entra em operação em Santos
Área operacional do Porto de Santos funciona 24h
Porto de Santos mantém ritmo de alta nas exportações
Porto de Santos é líder na movimentação de contêineres em 2009