SP pode ajudar no desenvolvimento do Porto de Santos



O governador José Serra explicou de que maneira no Santos Export 2008, nesta segunda-feira, 11, no Guarujá

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O Porto de Santos, o maior do país, precisa urgentemente de medidas para expandir seu desenvolvimento e o Governo do Estado está disposto a ajudar, observou o governador José Serra durante palestra no "Santos Export 2008 – Fórum Nacional para a Expansão do Porto de Santos" na tarde desta segunda-feira, 11, na Praia de Pernambuco em Guarujá, na Baixada Santista. “Queremos que o porto se desenvolva, isso é bom para Santos e é bom para São Paulo”, declarou Serra. O seminário contou com a presença de diversas autoridades, como os secretários estaduais Mauro Arce (Transportes) e Bruno Caetano (Comunicação), e especialistas do setor portuário brasileiro. Na pauta, a resolução de diferentes entraves para dar continuidade ao plano de expansão do porto.

O Porto de Santos movimenta mais de 80 milhões de toneladas de carga por ano, marca superior à soma da movimentação de cargas dos outro quatro maiores portos brasileiros (Paranaguá, Vitória, Rio Grande e Rio de Janeiro). Registrando taxa de crescimento de 10% nos últimos anos, em 2007 a participação do porto na balança comercial brasileira foi de 27%.

Para dar mais fluidez à circulação dentro do porto, o governador defendeu a criação de novos espaços para estacionamento de caminhões e uma política própria para sua circulação. “Hoje as vias são utilizadas como estacionamento de caminhões, esse é um estrangulamento tremendo”, observou.

Num encontro com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, realizado há duas semanas, o governador frisou o interesse do Estado na construção do trecho sul do ferroanel, o que foi acatado pelo governo federal. Agora representantes paulistas devem voltar à Brasília para dar seqüência às tratativas para o início das obras. “O ferroanel mexe com uma concessão federal, e então o poder do Estado é menor”, explicou Serra. Devem ser investidos entre R$ 600 milhões e R$ 700 milhões.

O governador discutiu uma nova saída para as dívidas da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), a autoridade portuária do Porto de Santos.  Hoje a Codesp usa os excedentes para pagar suas dívidas. E busca recursos do governo federal para fazer seus investimentos. “O que era melhor? O governo federal pagar a dívida. E a Codesp usar seu excedente para investir. Esse sistema de gestão é muito melhor. Não sei porque não se faz assim, eu teria feito”, comentou.

Serra defendeu a construção de um túnel ligando as duas margens do porto para o tráfego de caminhões, a ser implantado pela iniciativa privada ou pelo governo federal. Serra também disse que um estacionamento dentro do porto é essencial. “Bem que isso poderia estar a caminho mais rápido”, enfatizou.

O governador afirmou que não vai mais pleitear junto ao governo federal a estadaualização do porto. “Não porque o governo federal tomou a decisão de tocar ele mesmo e vamos cooperar para que o porto dê certo. Eu acho que com a estadualização daria mais certo, mas não vamos ficar brigando nem discutindo e vamos cooperar”.

Pendências

Em fevereiro deste ano a dragagem do canal foi renovada e o volume a ser retirado passou de 400 mil para 700 mil metros cúbicos. “Trata-se de um grande avanço”, ressaltou Serra. Para tanto foram estabelecidas duas condições: que a Codesp apresentasse um levantamento baquimétrico onde seriam dispostos os sedimentos recolhidos e também apresentasse em 60 dias um novo plano de dragagem. “Mas até agora essas condições não foram atendidas”, ressaltou Serra.

Na quinta-feira da semana passada, a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) voltou a solicitar as providências à Codesp. “Se este seminário servir pelo menos para que a empresa cumpra esse acordo, já seria um avanço extraordinário”, observou.

Obras

O governador anunciou que a construção de outro túnel, este entre Santos e Guarujá, a substituir as balsas usadas atualmente, deverá começar em 2009. “Esperamos fazer a licitação no ano que vem. O transporte coletivo é essencial para a vida das pessoas”, ressaltou. “Não é caro e compensa fazê-lo se você levar em conta os problemas com a balsa”, completou.

No ano passado o governador anunciou a construção de um viaduto no quilômetro 262 da rodovia Piaçaguera-Guarujá – a marginal leste já concluída e liberada ao tráfego de veículos. Para concluir a melhoria, intervenções na malha viária municipal devem ser providenciadas. Para finalizar, Serra anunciou a construção de ETEC (Escola Técnica), mantida pelo Centro Paula Souza, em Santos, citou o andamento das obras do trecho Sul do Rodoanel, do Programa Onda Limpa (maior programa de saneamento básico do em andamento no Brasil) e disse que a nova travessia do quilômetro 285 da rodovia 055 em São Vicente já está 60% concluída.

Manoel Schlindwein

(I.P.)

 



08/11/2008


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