SPM vai homenagear a intelectual Rose Muraro
O Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) aprovou proposta da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) que pretende homenagear a intelectual feminista e ex-conselheira do CNDM Rose Marie Muraro.
A ministra Eleonora Menicucci, da SPM e presidenta do conselho, apresentou a sugestão durante a 14ª reunião ordinária do CNDM, que acontece nos dias 1º e 2 de outubro, em Brasília.
A SPM propôs a realização, no dia 11 de novembro, de uma exposição sobre a vida e obra de Rose Muraro, seguida de um seminário que debaterá a produção bibliográfica da feminista.
Reconhecida, em 2005, como Patrona do Feminismo Brasileiro, Rose publicou diversos livros na área dos estudos de gênero, e seu trabalho é um marco no movimento de emancipação das mulheres.
De acordo com a proposta, serão convidadas para a discussão em torno da obra da escritora, a conselheira, representante da sociedade civil no CNDM, Maria Bethânia Ávila; a socióloga e ex-conselheira Albertina Costa; e a secretária-executiva da SPM, Lourdes Bandeira.
“A dedicação de Rose Muraro todos estes anos ao feminismo e o seu trabalho no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher são suficientes para justificar esta homenagem”, afirmou a ministra Eleonora Menicucci.
O CNDM também encaminhou a criação de um comitê de trabalho, que irá formatar o prêmio “Mulheres que fazem história”, idealizado para reconhecer aquelas que se dedicaram à luta e defesa dos direitos das mulheres.
O grupo de trabalho, composto por representantes da sociedade civil no conselho e da SPM, será responsável pela construção do edital do prêmio, que tem a previsão de ser lançado até dezembro deste ano.
Conferência em Montevidéu
As conselheiras Maria Bethânia Ávila e Maria José Araújo, representantes da sociedade civil, relataram ao CNDM a participação da delegação brasileira na Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento da América Latina e Caribe, que ocorreu em Montevidéu, no Uruguai, entre os dias 12 e 15 de agosto.
Bethânia e Maria José integraram a delegação, que foi presidida pela ministra Eleonora Menicucci. As conselheiras ressaltaram o trabalho conjunto da equipe e o diálogo constante com a sociedade civil durante o encontro.
“Houve uma grande abertura para a sociedade civil neste processo. Inclusive, na ocasião, nós contribuímos para estruturação do discurso da ministra Eleonora”, relatou Maria José. A ministra da SPM fez a intervenção oficial do Brasil na conferência e participou de painel sobre Igualdade de Gênero.
A Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento reuniu delegações de mais de 30 países da América Latina e Caribe. O encontro teve a finalidade de construir uma agenda para a região de políticas e ações relativas à igualdade de gênero, envelhecimento, mortalidade infantil, enfrentamento ao racismo e reconhecimento de direitos dos povos indígenas, das pessoas com deficiência e dos migrantes.
Boas-vindas
Novas conselheiras integram a composição do CNDM. A ministra Eleonora, durante a 14ª reunião ordinária do conselho, deu as boas-vindas a Daiane de Oliveira, suplente pelo Ministério da Educação (MEC); Marta Pordeus, suplente pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG); Dalila Negreiros, suplente pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir); Mariana Meirelles e Ana Carolina Santos, titular e suplente, respectivamente, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA); e Eunice da Cruz, representando a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Brasil.
Fonte:
Secretaria de Políticas para as Mulheres
02/10/2013 18:39
Artigos Relacionados
Suplicy presta homenagem à escritora Rose Marie Muraro
Para Rose de Freitas, Ulysses foi 'professor de ética'
Secretária da Educação, Rose Neubauer, explica o sucesso do Programa Profissão
Secretária estadual da Educação, Rose Neubauer, concede entrevista à imprensa
"Terra para Rose" é exibido em homenagem ao Dia Internacional da Igualdade Feminina
Paim, Paulinho e Rose de Freitas discutem agora aumento dos aposentados no Planalto