SUASSUNA APONTA QUEDA DO NÍVEL DE EMPREGO NA INDÚSTRIA
O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) afirmou hoje (11) que pesquisa da Confederação Nacional da Indústria aponta para uma queda expressiva do emprego na indústria, setor que, tradicionalmente, possibilitava aos brasileiros bons salários, no decorrer de toda a década, "em magnitudes que variam entre 35,3% no caso da pesquisa domiciliar, e 18,3% no caso dos dados provenientes da Lei 4.923".
Segundo o senador, em decorrência das mudanças impostas pela globalização de nossa economia, determinativas da rápida modernização tecnológica de nossa indústria, com conseqüente redução de empregos, não há como reverter esses índices. "Só o desenvolvimento acelerado nos permitiria mudar esse quadro, cujas conseqüências sociais não podemos ignorar. É o bem-estar dos brasileiros, mais que isso, a estabilidade imprescindível à paz social que o desemprego põe em xeque", afirmou.
Ney Suassuna também defendeu ampla revisão da legislação trabalhista, simplificando-a ao máximo, de forma a assegurar direitos básicos de quem trabalha e afastando obstáculos ao crescimento e à modernização do Brasil.
- A questão relativa à Justiça do Trabalho, que tanto custa aos cofres públicos, terá que ser repensada, pois não pode o Brasil possuir, a cada ano, milhões de causas trabalhistas, que, nos Estados Unidos, são cerca de 75 mil, na França 60 mil, e no Japão não vão além de mil.
11/02/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Nível de emprego na indústria paulista tem leve queda em fevereiro
Nível de emprego na indústria paulista cai 1,14% em abril
Nível de emprego na indústria paulista cai 0,47% em agosto
Nível de emprego na indústria paulista cresce 1,3% em novembro
Indústria paulista registra queda de 0,3% no nível de atividade em abril, segundo Fiesp
Confederação Nacional da Indústria constata queda do emprego e da produção em abril