Sul, Campanha e Delta do Jacuí vão discutir suas problemáticas regionais



As regiões da Campanha, Sul, Centro-Sul, e o Delta do Jacuí são as próximas a serem visitadas pelo Fórum Democrático para debater as disparidade de desenvolvimento existentes no Rio Grande do Sul. Os encontros, que vão ser realizados nas cidades de Bagé, Pelotas, Camaquã e Guaíba, acontecem na próxima semana, nos dias 22 e 23 de novembro.

O Fórum das Desigualdades Regionais - Determinantes e Desafios Contemporâneos, como foi denominado, vai percorrer todas as regiões do Estado para ouvir suas reivindicações. Oito cidades já foram visitadas e estão programadas mais 15 audiências até o fim do ano.

O relator da Subcomissão das Desigualdades Regionais, deputado João Luiz Vargas (PDT), considerou positivas as reuniões realizadas no noroeste, na serra e nos vales do Taquari e do Caí. Segundo ele, os dados recolhidos nas audiências serão levados para outras regiões, para demonstrar que no Rio Grande do Sul existem áreas pobres no norte e no sul e áreas ricas no norte e no sul do Estado. “Não é como vem se pregando há muito tempo de que o sul é pobre e o norte é rico”, explicou o deputado. Ele destaca que o objetivo da Subcomissão é colher dados para a elaboração do relatório final, que irá apontar linhas orientadoras para os parlamentares e para os governantes em nível estadual e federal, explica o deputado.

O Fórum Democrático é uma promoção da Assembléia Legislativa em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), os Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), e a União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs).

Pesquisa

Paralelamente às audiências do Fórum Democrático, foi realizada no interior do Estado uma pesquisa inédita no Rio Grande do Sul sobre as peculiaridades de cada região. O trabalho, realizado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vai fornecer subsídios ao debate e auxiliar na elaboração de um projeto ao fim de todas as reuniões.

Os dados do questionário já foram tabulados e estão em fase de interpretação. Segundo o IFCH, 84% dos entrevistados consideram importante a questão das desigualdades regionais. Além de detectar as especificidades das regiões no plano material, a pesquisa estudou também o sentimento dos cidadãos quanto aos seus vínculos regionais e disposições para os processos locais de desenvolvimento.

Calendário de ações

22/11 - Bagé - 9h30
22/11 - Pelotas - 19h
23/11 - Camaquã - 9h30
23/11 - Guaíba - 19h
29/11 - Frederico Westphalen - 9h30
29/11 - Passo Fundo - 19h
30/11 - Erechim - 9h30
30/11 - Lagoa Vermelha - 19h
6/12 - Uruguaiana - 9h30
6/12 - Santa Maria - 19h
7/12 - Santa Cruz - 9h30
7/12 - Canoas - 19h
13/12 - Tramandaí - 9h30
13/12 - Taquara - 19h
14/12 - Porto Alegre - 9h30


11/16/2001


Artigos Relacionados


Sul, Campanha e Delta do Jacuí vão discutir suas problemáticas regionais

Alto Uruguai, Produção, Norte e Nordeste discutem suas problemáticas regionais

Pescadores do Delta do Jacuí querem o repovoamento de peixes

Corede Delta do Jacuí apóia vínculo da Uergs à Secretaria de Educação

Cássio Cunha Lima: CPI precisa investigar Cachoeira e suas ligações com a Delta

Fórum Democrático vai a Bagé discutir as desigualdades regionais