Suplicy aplaude atletas olímpicos e apela em favor da democracia no mundo



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou requerimento, em discurso nesta terça-feira (14), de voto de aplauso aos 258 atletas e equipes técnicas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Na avaliação do parlamentar, o esporte é um grandioso instrumento para o exercício da cidadania e a participação do Brasil encheu de orgulho a todos os brasileiros.

O país enviou representantes para 32 modalidades esportivas, e os atletas trouxeram para casa 17 medalhas. Foram três de ouro, cinco de prata e nove de bronze, o que deixou o Brasil na 22ª posição no ranking, superando o número de medalhas que havia conquistado nas Olimpíadas de Pequim em 2008.

Suplicy também destacou o quanto a prática de esportes é importante para afastar a juventude do risco do alcoolismo e do consumo de drogas.

- Estou convencido de que o treinamento desportivo, aliado a uma boa educação formal, constrói um povo como grande nação – avaliou.

Ele parabenizou ainda o governo de Londres pela realização do evento e desejou sorte aos atletas que participarão da Paraolimpíada, cuja cerimônia de abertura ocorrerá no dia 29 de agosto.

Yousef Nadarkhani

O senador também reforçou o apelo pela vida do pastor iraniano Yousef Nadarkhani, que foi colocado no corredor da morte no Irã, acusado de apostasia e de evangelizar muçulmanos. Suplicy informou que, de acordo com a imprensa internacional, Nadarkhani teria tido a pena de morte anulada. Mesmo assim, continuou preso e deve responder a outro julgamento em setembro, sob a acusação de exercer “apostolado da fé cristã”. Suplicy pediu a libertação e o perdão do Irã ao pastor Nadarkhani.

O senador explicou também que Nadarkhani, que é iraniano, ficou conhecido por cristãos de todo mundo por protestar contra a decisão do governo de forçar todas as crianças, incluindo os filhos de cristãos, a estudarem o Corão.

Suplicy ressaltou que a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado brasileiro aprovou no ano passado requerimento com moção de apoio a Yousef Nadarkhani, declarando como inaceitável que uma pessoa não tenha o direito de professar livremente sua fé.

- Reitero meu apelo ao governo iraniano pelo perdão e libertação imediatos do pastor Yousef Nadarkhani, pois, aqui, por exemplo, no Brasil, nós respeitamos inteiramente aqueles que professam os ensinamentos do Corão, de Maomé, dos quatro califas que escreveram o livro dos Hadith, na tradição daqueles que professam e seguem os ensinamentos de Maomé. E será próprio que também no Irã possa haver a liberdade de religião para todos – declarou o senador.

Aung San Suu Kyi

Suplicy também destacou a luta da ativista Aung San Suu Kyi, uma das líderes do movimento pela democracia na Birmânia, hoje Myanmar. Ela foi agraciada com o Premio Nobel da Paz em 1991, mas nunca o recebeu formalmente, e sim por meio de familiares, já que vivia em prisão domiciliar, impedida de deixar o país, que ainda é governado por uma junta militar.

No dia 16 de junho, a ativista, que hoje tem 67 anos, teve pela primeira vez permissão para sair de seu país e visitar diversos países, como o Reino Unido, a Irlanda e a Noruega. Suu, como é conhecida, finalmente recebeu pessoalmente, perante a Rainha da Inglaterra e toda a Academia do Prêmio Nobel da Paz, o prêmio com o qual havia sido agraciada em 1991. Para Suplicy, Suu, discípula de Mahatma Gandhi, poderá se candidatar à presidência de Myanmar em 2015.

O parlamentar leu parte do discurso de Suu, ao receber o Prêmio Nobel. E recomendou o filme Além da Liberdade, de Luc Besson, sobre a vida da ativista.

- Aung San Suu Kyi, em tantas ocasiões, faz lembrar pessoas como Mahatma Gandhi, Nelson Mandela, Martin Luther King, Desmond Tutu e tantos outros que lutaram para que, em seus países, a liberdade e a democracia pudessem prevalecer. Que em Mianmar a democracia possa logo plenamente florescer – concluiu Suplicy.



14/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Câmara homenageia atletas olímpicos

Atletas olímpicos e paralímpicos conversam com internautas

Atletas olímpicos brasileiros apresentam uniformes oficiais

Jovens atletas treinam para os Jogos Olímpicos Rio 2016

81 atletas representam o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude em Cingapura

Governo do Estado presta homenagem aos atletas olímpicos de São Paulo