Suplicy comemora pesquisa favorável a Lula e analisa alterações à lei de licitações
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) comemorou nesta segunda-feira (18) o resultado favorável ao governo Lula da pesquisa de opinião CNT/Sensus, que apurou o mais alto nível de avaliação positiva desde a posse, em 2003. Suplicy atribuiu o resultado ao sucesso da economia, à eficiência do Bolsa-Família e a disposição de Lula em esclarecer "assuntos polêmicos", como o escândalo dos cartões corporativos.
Suplicy também analisou os avanços sugeridos pelo substitutivo ao projeto de lei da Câmara (PLC 32/07) que altera a Lei de Licitações (8.666/93) para adequar as licitações e contratações governamentais a novas tecnologias de informações e atender aos princípios de transparência, economicidade, competitividade e celeridade.
Entre as medidas previstas no PLC, destacam-se a obrigatoriedade do pregão para a aquisição de bens e serviços comuns, os quais passam a ter definição legal; a permissão de que haja inversão das fases em todas as modalidades de licitação (a capacidade técnica e financeira da empresa viria antes da apresentação das propostas); a diminuição dos prazos recursais; a atribuição de caráter oficial à publicação de atos relativos às licitações realizadas em sítios eletrônicos da administração pública; a permissão do uso de sistemas eletrônicos em todas as modalidades de licitação; a criação do Cadastro Nacional de Registros de Preços; a proibição de que participem de licitações e celebrem contratos com a administração empresas que tenham entre seus diretores pessoas punidas na forma da Lei 8.666.
- Quanto mais a legislação estiver em compasso com os princípios diretores do processo licitatório, menor será o espaço deixado para administradores inescrupulosos ou empresas desonestas se favorecerem indevidamente, em detrimento do erário. Evidentemente, o problema da corrupção não se resolve apenas em nível legislativo, havendo necessidade de que as boas normas sejam efetivamente aplicadas - assinalou.
18/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAE ANALISA PARECER FAVORÁVEL A ALTERAÇÕES NA LEI KANDIR
Suplicy espera que alterações na Lei de Licitações sejam votadas até dezembro
Presidente comemora pesquisa favorável ao Congresso
Wellington Dias comemora pesquisa favorável ao governo Dilma
Aníbal Diniz comemora resultado da pesquisa CNI/Ibope favorável aTião Viana
Suplicy analisa situação econômica e políticas adotadas no governo Lula