SUPLICY CONDENA PROIBIÇÃO DA GAVIÕES DA FIEL
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse hoje (dia 21) ser importante que a torcida organizada Gaviões da Fiel tenha o direito de existir, "sobretudo quando ela quer, mostra-se pacífica, a fim de que os torcedores, principalmente do futebol, manifestem-se nos momentos de alegria e de tristeza de forma civilizada". Esta semana, a organização foi proibida de comparecer aos estádios por um juiz de São Paulo.
- Na medida em que se quer a proteger a população de atentados de violência contra os cidadãos, essa seria uma ação correta. Por outro lado, se essas torcidas passarem a ter um atitude que seja exemplo de civilidade e de movimentos pacíficos, dando brilho às manifestações esportivas, teremos de dar até as boas-vindas à organização das torcidas dos times - afirmou.
Suplicy saudou a atitude da Gaviões da Fiel, que, segundo ele, resolveu reagir no sentido de dar exemplo de colaboração para que haja um clima de paz entre as torcidas. Conforme o senador, a agremiação promoveria hoje (dia 21), no centro de São Paulo, uma festa cultural para os associados para protestar contra a decisão judicial.
O senador ressaltou que a Gaviões da Fiel existe há 28 anos e, em alguns momentos, tomou atitudes históricas como, em 1979, quando levou para o estádio do Morumbi, com a presença de 70 mil torcedores, uma faixa pedindo anistia geral, ampla e irrestrita, gerando fato político de grande repercussão nacional.
Suplicy lembrou ainda o exemplo da então prefeita de São Paulo Luiza Erundina, que, em diálogo direto com os líderes das torcidas organizadas, praticamente eliminou a violência contra ônibus depois dos jogos de futebol no Morumbie no Pacaembu.
21/11/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Quadra da Gaviões da Fiel terá vacinação gratuita para crianças e adultos
Suplicy mantém-se fiel ao governo, mas pede respeito a adversários da reforma
SUPLICY APROVA PROIBIÇÃO DE ARMAS DE FOGO EM MANIFESTAÇÕES POPULARES
Eduardo Suplicy apoia plebiscito sobre proibição do comércio de armas
Suplicy condena assassinato de motoboy em SP
Suplicy condena guerra dos EUA contra o Afeganistão