Suplicy destaca desempenho da economia e parabeniza equipe econômica



A "evolução positiva da economia brasileira" captada nos mais diversos indicadores foi registrada nesta terça-feira (27) pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que parabenizou a equipe econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esses indicadores, segundo o senador, mostram que a economia do país passa por uma evolução tão significativa que caminha em direção a uma rápida recuperação, apesar da crise financeira internacional de 2008 e 2009.

Suplicy ressaltou que a taxa de variação do produto interno bruto (PIB) indica para este ano um crescimento de pelo menos 5,8% - "e muitos acreditam na possibilidade de se chegar a 6% ou 7%". Os investimentos diretos externos, que em 2002 diminuíram 10,1%, devem ter um crescimento acentuado em 2010, na previsão do senador.

Um dos indicadores mais importantes do bom desempenho da economia brasileira, segundo Suplicy, está no mercado de trabalho. A taxa de desemprego, que em 2002 foi de 11,66% da população economicamente ativa, caiu para 5,4% em 2009, como registrou o senador. Comparando-se com igual período de 2002, as taxas de desemprego de janeiro e fevereiro de 2010 - na faixa de 7,2% - mostram "resultado muito positivo".

Suplicy também considerou importante a redução do coeficiente Gini de desigualdade, de 0,589 em 2003 para 0,548 em 2008. Mesmo com a redução, como assinalou Suplicy, o Brasil ainda é um dos países com maior desigualdade de renda do mundo.

Processo

Em aparte, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) disse que a estabilidade da economia nos últimos 16 anos tem feito bem ao país, com reflexo inclusive na evolução da distribuição da renda citada por Suplicy. Mas observou que "não há uma ilha aqui ou acolá" e que a estabilidade é um processo que começou com o Plano Real, no governo Itamar Franco, e que prosseguiu nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, "que fez reformas estruturais".

Arthur Virgílio destacou o fato de o Brasil ter tido apenas três ministros da Fazenda em mais de 15 anos dos governos FHC e Lula, o que considerou "sinal de maturidade". Mesmo declarando-se crítico da "ineficiência da administração" de Lula, o senador do PSDB considerou "impecável" a gestão fiscal e monetária do primeiro mandato do atual presidente. Quanto ao segundo governo, ele considerou boa a gestão monetária e relapsa a gestão fiscal.



27/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp destaca desempenho da economia

Casildo destaca sinais positivos sobre o desempenho da economia

Suplicy destaca texto de especialista em segurança econômica a favor do Brasil

Suplicy destaca recuperação da economia brasileira

ADEMIR PARABENIZA EQUIPE DA GAZETA EM NOME DA PRESIDÊNCIA

JEFFERSON VÊ "DESCONTROLE" DA EQUIPE ECONÔMICA