SUPLICY ELOGIA EXPOSIÇÃO DE FOTOS SOBRE ÊXODO POPULACIONAL
O senador Eduardo Suplicy(PT-SP) recomendou aos parlamentares presentes à sessão do Congresso Nacional, nestaquinta-feira (dia 8), que vejam a exposição Exodus, do fotógrafo Sebastião Salgado."A mostra reúne fotos de extrema sensibilidade, que retratam as dificuldades dospovos dos cinco continentes de conseguir viver em sua própria terra", comentou.
Durante seu pronunciamento, Suplicy exibiu reproduções de fotos da exposição,retratando refugiados da Bósnia e de Moçambique, caixões dos camponeses assassinados emEldorado dos Carajás, no Pará, e uma família de assentados em Santa Catarina. Apóspassar por São Paulo, a mostra fotográfica segue para o Rio do Janeiro, onde estaráaberta ao público a partir do dia 20. Na ocasião, o senador petista também sugeriu aexibição das fotos de Salgado no Salão Negro do Senado Federal.
ALCA
Diante dos recentes conflitos registrados na fronteira dos Estados Unidos com o México, osenador petista criticou o governo norte-americano pelas barreiras impostas ao acesso depopulações da América Latina àquele país. Suplicy lembrou a insistência dopresidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, em concretizar a Associação do LivreComércio das Américas (ALCA) até 2005, mas questionou as reais intenções da medida.
- Será que a ALCA vai significar o direito de as populações latino-americanastrabalharem, estudarem e viverem onde desejarem, ou será que Clinton quer apenas garantira liberdade do capital norte-americano investir e vender bens e serviços livremente nocontinente? - indagou. Além de protestar contra as restrições de acesso ao territóriodos EUA, Suplicy ressaltou que o direito de ir e vir é assegurado aos povos do mundo pelaDeclaração Universal dos Direitos Humanos.
08/06/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney inaugura exposição de fotos sobre os 70 anos da FAB
Brasil inverte tendência de êxodo rural, diz Suplicy
Papaléo destaca exposição de fotos sobre Parque do Tumucumaque
Pinacoteca faz exposição com fotos do Instagram
Exposição com fotos do Paquistão termina amanhã no MIS
Exposição do MIS terá fotos enviadas via Instagram