Suplicy homenageia arquiteto Paulo Mendes da Rocha



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) homenageou nesta quarta-feira (19) o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que acaba de receber o prêmio internacional Pritzker 2006, considerado o Nobel da arquitetura, por 50 anos de trabalho, período durante o qual criou uma série de memoráveis obras, principalmente em São Paulo.

Paulo Mendes da Rocha, 77 anos, é o segundo brasileiro a receber o prêmio. O primeiro foi Oscar Niemeyer, em 1988. De acordo com o parlamentar paulista, Rocha é um arquiteto inovador, mestre na arte de criar espaços de convívio humano, um homem simples. Nascido em 1928 no Espírito Santo, tem sido um "defensor da justiça, da liberdade e da democracia".

Entre os projetos de Paulo Mendes da Rocha estão o Clube Atlético Paulistano, oMuseu Brasileiro da Escultura, o Museu de Arte de Campinas e a revitalização da Praça do Patriarca, no centro da capital paulista. Ele também lecionou durante boa parte de sua vida na Universidade de São Paulo (USP).

O prêmio, concedido pela família Pritzker de Chicago, dona da cadeia de hotéis Hyatt, será entregue a Rocha em solenidade a ser realizada em Istambul, na Turquia, no dia 30 de maio. O senador apresentou requerimento de voto de congratulações ao arquiteto.

19/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso Nacional homenageia Gilmar Mendes e Asfor Rocha

Suplicy homenageia Chico Mendes

Cultura: Paulo Mendes da Rocha recebe Prêmio Pritzker

Cultura: Museu da Casa Brasileira promove a Semana Paulo Mendes da Rocha

Exposição "Nosso Oscar Niemeyer" homenageia arquiteto

LÚCIO ALCÂNTARA HOMENAGEIA ARQUITETO PREMIADO EM BIENAL