Suplicy registra homenagem a Luiz Gonzaga no Palácio do Planalto



VEJA MAIS

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) registrou a inauguração pela presidente Dilma Rousseff, da exposição “O Imaginário do Rei – Visões sobre o Universo de Luiz Gonzaga” no térreo do Palácio do Planalto. Suplicy afirmou em Plenário, nesta segunda-feira (5), que esculturas, xilogravuras e até roupas relacionadas à vida e à obra do compositor popular e instrumentista estão entre os itens da exposição que será aberta ao público na terça-feira (6).

A exposição e a homenagem integram a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), edição de 2012, quando várias personalidades são homenageadas como forma de reconhecer suas contribuições à cultura do Brasil. A cada edição da OMC uma figura é homenageada e desta vez foi escolhido Gonzagão (1912-1989), no ano do seu centenário de nascimento.

Entre os laureados desta edição estão artistas como Elba Ramalho, Alceu Valença, Fafá de Belém e Regina Casé, o apresentador Silvio Santos e o autor de novelas Aguinaldo Silva. A apresentadora Hebe Camargo e o escritor Jorge Amado foram premiados in memoriam.

O senador também elogiou e recomendou o filme “Gonzaga, de pai para filho”, que há uma semana em cartaz, já levou mais de 500 mil espectadores às salas de cinema. O ator e acordeonista Chambinho do Acordeon, que vive Gonzagão dos 25 aos 50 anos, foi trazido por Suplicy ao Plenário, mas não pôde executar um número, conforme sugerido por Suplicy. Na presidência da sessão, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) alegou que o Regimento não permite esse tipo de apresentação durante uma sessão ordinária não deliberativa - apenas em sessões especiais.



05/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rádio Senado faz homenagem a Luiz Gonzaga

Senado presta homenagem a Luiz Gonzaga no seu centenário

Dia Nacional da Cultura será comemorado com homenagem a Luiz Gonzaga

Suplicy registra homenagem a Sérgio Vieira de Mello

Músicos homenageiam Luiz Gonzaga

Memorial faz releituras de Luiz Gonzaga