Suplicy: 'Tancredo é um dos gigantes da construção da democracia brasileira'
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou que Tancredo Neves pode ser considerado "um dos gigantes da construção da democracia brasileira". A declaração foi feita nesta quarta-feira (3), durante a sessão solene do Congresso Nacional destinada a celebrar o centenário de nascimento de Tancredo Neves.
Suplicy disse que os depoimentos sobre Tancredo, durante a homenagem, permitirão que o Brasil tenha o registro de fatos significativos sobre a vida do político mineiro que "possibilitou ao país se aperfeiçoar como uma Nação democrática, em que os objetivos de realização de Justiça e de fraternidade pudessem se tornar realidade o quanto antes".
Falando também e nome do líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), Suplicy lembrou as circunstâncias que levaram è eleição de Tancredo à Presidência da República pelo Colégio Eleitoral. Ele recordou a participação do PT na campanha "Diretas já", pela aprovação da proposta de emenda à Constituição que restabelecia as eleições diretas, a qual não foi aprovada pelo Congresso Nacional. O PT, dividido, relatou o senador, optou por não participar das eleições indiretas que acabaram elegendo Tancredo presidente.
Apesar dessa decisão de seu partido, Suplicy manifestou o seu respeito e admiração por Tancredo Neves. Lembrou que, quando Tancredo era senador, teve a oportunidade de transmitir-lhe, diretamente, a admiração que os petistas tinham por ele.
03/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito destaca legado de Tancredo para a democracia brasileira
Kátia Abreu destaca papel da 'Folha' na construção da democracia brasileira
Sarney diz que Tancredo morreu pela democracia
Tancredo morreu pela democracia, afirma Sarney
Sarney lembra em São João Del-Rei legado de Tancredo para a democracia
Marconi Perillo: 'Devemos a democracia a homens como Tancredo'