Talentos do Brasil Rural expõem produtos em feira do hotelaria e gastronomia



Depois de participarem do Salão do Turismo, maior evento do setor na América Latina, os empreendimentos do Talentos do Brasil Rural vão expor alimentos, bebidas, amenities (cosméticos para hotelaria) e artesanato em uma das cinco maiores feiras do mundo de hotelaria e gastronomia: a Equipotel 2011, que acontece de 12 a 15 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Parque do Anhembi, em São Paulo.

A 49ª edição da Equipotel SP vai reunir mais de 1.200 expositores, em 55 mil m², e deve atrair mais de 50 mil visitantes em três dias de evento - entre empresários, diretores, executivos e profissionais em geral, dos setores de hotelaria, gastronomia, alimentação, entre outros .

Polo de negócios e relacionamentos, o evento é grande oportunidade para empresas desses segmentos apresentarem seus produtos, trocarem informações, fazerem negócios, participarem de lançamentos, atualizarem-se com as tendências de mercado, serviços e inovações tecnológicas.

Em sua primeira participação na Equipotel, o Talentos do Brasil Rural levará 23 empreendimentos de alimentos, bebidas, amenities e artesanato (para ambientação e utilitários). "Nossa proposta é apresentar esse mix de produtos que a agricultura familiar tem para oferecer dentro desse segmento, já iniciando uma prospecção para a Copa do Mundo", explica Patrícia Mendes, coordenadora do projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Na parte de artesanato, o Talentos do Brasil Rural mostrará produtos de tecidos e fibras (jogo americano, sacolas, entre outros), do Maranhão; capim dourado, do Tocantins, e produtos em fibra de bananeira, de Minas Gerais, além de suplat, cachepo, jogo americano, porta guardanapo, porta copo e sisal, de vários estados brasileiros; entre alimentos e bebidas, cachaças, de Minas Gerais, vinhos orgânicos e sucos de uva, do Rio Grande do Sul, doce e geleia de umbu e geleia de maracujá, da Bahia, polpa de açaí, polpa de cupuaçu, queijos e polpa de fruta do Mato Grosso, castanhas, do Acre. Além de café, requeijão e muitos outros.

"Os produtos da agricultura familiar têm grande potencial de comercialização", reforça Patrícia. O Projeto Talentos do Brasil Rural representa uma iniciativa para promover a inserção desses produtos em meios de hospedagem, restaurantes, bares, lojas de artesanato e suvenires.


Projeção 

O Projeto Talentos do Brasil Rural visa inserir os produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor à oferta turística brasileira. É uma parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Turismo (MTur), do Meio Ambiente (MMA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ). 

A principal meta do projeto  é colocar os agricultores familiares no mercado de turismo com foco nas 12 cidades-sede da Copa de 2014, segundo o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da SAF/MDA, Arnoldo de Campos: "O projeto traz melhores condições de preço e de qualidade, além de oferecer produtos da agricultura familiar, com princípios ligados à sustentabilidade e à responsabilidade sócio-ambiental".


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



09/09/2011 19:39


Artigos Relacionados


Projeto Talentos do Brasil Rural é apresentado na feira da agricultura

Inscrições para Talentos do Brasil Rural terminam na segunda-feira (27)

Roteiros do Talentos do Brasil Rural são apresentados no RS

Talentos do Brasil Rural são apresentados em Festival

Talentos do Brasil vende produtos em Mônaco

Turismo divulga resultado da chamada Talentos do Brasil Rural no dia 4