Taxa básica de juros cai para 8, 5% e é a menor da história do País



O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu, nesta quarta-feira (30), de 9 para 8,5% ao ano a taxa básica de juros da economia brasileira, sem viés, o que significa que não será alterada até a próxima reunião do comitê. A taxa é usada como referência para remunerar títulos públicos depositados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). É o nível mais baixo da taxa Selic na série histórica iniciada em 1986.

Banco Central conduz as políticas monetária, cambial, de crédito e de relações financeiras do País

Entenda a Taxa Selic

 

A taxa real, descontada a inflação, passa a ser de 3,5% por ano, a menor taxa real do Brasil. Essa foi a sétima redução consecutiva da taxa básica de juros. Em nota, o comitê explicou a redução dizendo considerar que “neste momento, permanecem limitados os riscos para a trajetória da inflação” e que, até agora, “dada a fragilidade da economia global, a contribuição do setor externo tem sido desinflacionaria”.

O corte de 0,50 ponto percentual atende as expectativas da maioria dos analistas financeiros consultados pelo Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central na última segunda-feira (28). Com isso, passa a valer a nova regra de remuneração da caderneta de poupança, que considera a remuneração de 70% da Selic, mais a Taxa Referencial. A nova regra vale para depósitos feitos a partir de 4 de maio, sempre que a Selic for de 8,5% ou menos.

A definição da Selic em 8,5% foi unânime e, pela primeira vez, foi divulgado o voto dos diretores, conforme determina a Lei de Acesso à Informação em vigor há duas semanas.

 

Fonte:
Portal Brasil

 

30/05/2012 21:07


Artigos Relacionados


CMN fixa taxa de juros de longo prazo em 6% ao ano até março, menor nível da história

País tem menor taxa de desemprego da história, aponta estudo

País mantém taxa de financiamentos de longo prazo no menor nível da história

Para BC, cenário econômico do País permite novas reduções na taxa básica de juros

Juros para pessoa física têm menor taxa desde 1994

Taxa básica de juros cai para 12%